Folha de S. Paulo


Encontro de 4 mil escoteiros do Brasil tenta quebrar recorde de dança

Mais de 3.000 crianças e de mil adultos de 23 Estados do país reuniram-se em Natal (RN) para participar 6º Acampamento Nacional de Escoteiros do Brasil, que começou no domingo (11) e termina nesta sexta-feira (16).

"Gosto de conhecer lugares, aprender coisas novas e fazer amizades", diz Emanuelly Mendes, 13, escoteira que viajou ao Rio Grande do Norte. Nascida em Santo André, em São Paulo, a menina diz já ter aprendido a usar as expressões "bá", "tchê", "trem bom" e "uai" com os amigos de outros Estados que fez no encontro.

"Ouvi sotaques que nunca tinha escutado e aprendi a fazer nós [de corda] que eu não conhecia", conta Emanuelly. Segundo ela, esse conhecimento ajuda na hora de montar sua "casinha".

Uma das atividades foi a tentativa de registrar o recorde no "Guinness Book" de maior número de pessoas dançando simultaneamente com o jogo eletrônico Just Dance, em que os jogadores devem imitar uma coreografia.

Na noite de quarta-feira (14), o grupo organizou uma dança coletiva, com os mais de 4.000 participantes do acampamento, da música "What Does the Fox Say", do cantor Ylvis.

Agora o recorde precisa ser conhecido pela equipe do "Guinness".

DIA A DIA

Durante a semana, todos os participantes dormiram em barracas. "A gente que montou", afirma Thiago Fortes, 10, que é escoteiro há cinco anos e participa de seu primeiro encontro nacional.

"Quero ser escoteiro até ficar velhinho. Faz a gente ficar menos no computador ou no celular e aprender novos jogos e músicas", diz o garoto.

Os jovens participaram de atividades turísticas, produziram artesanatos, aprenderam noções de ecologia e de orientação –com o uso de mapas e bússolas e compartilharam suas tradições em festivais artísticos.

Colaborou JÚLIA BARBON


Endereço da página:

Links no texto: