Folha de S. Paulo


Crianças encostam em cobras e outros bichos durante visita a zoológico

No zoológico municipal de São Bernardo do Campo vivem cerca de 250 animais, mas alguns deles, como a cobra Pipoca, as corujas Olivia e Samurai e uma iguana ainda sem nome recebem um tratamento diferente. São treinados para que os visitantes possam encostar neles.

Na visita monitorada ao Parque Natural Municipal Estoril, que inclui o passeio pelo zoológico, crianças podem passar a mão nesses bichos e conhecer a história de cada um deles. O agendamento, somente para grupos de pelo menos dez pessoas, tem vagas a partir de janeiro.

Túlio Alves Barros, 8, nunca tinha tocado em uma cobra. "Imaginava que a pele dela fosse dura, mas é mole", diz. Letícia Ribeiro Matos, 9, aprovou a experiência. Mas, para ela, faltou uma coisa. "Queria pegar a arara, ela é a ave mais bonita."

Muitos dos bichos foram encontrados machucados ou apreendidos enquanto pessoas tentavam vendê-los de forma ilegal, como é o caso da cobra Pipoca. Levados ao zoológico, receberam tratamento. Os que tiverem condições, depois de terem sido tratados, retornarão à natureza.

ESTRESSE

Mesmo sendo silvestres (ou seja, não costumam viver perto de pessoas), os animais manipulados estão acostumados a essa rotina e não sofrem estresse, diz Marcelo da Silva Gomes, veterinário do parque. "Mas às vezes se cansam. No dia em que não estão dispostos, não trabalham'. É importante criar respeito pelos bichos para preservar a natureza".

"Aprendi que os animais só atacam quando se sentem ameaçados", afirma Luana Cruz, 9. Mas Gabriel Estevão Ferreira, 9, não arrisca: "Se eu ver uma cobra na rua, não chego perto."

CONHEÇA OS BICHOS

FORA DO NINHO - Quando filhotes, Olivia (foto) e seu irmão Samurai caíram do ninho. Uma coruja fraturou a asa, a outra, a perna. Foram encontradas por uma criança. Não podem voltar para natureza, pois não sobreviveriam.

SEM NOME - Ainda sem apelido, a iguana tem um ano de idade. Foi pega pela polícia ambiental quando um homem estava tentando vendê-la no estacionamento de um supermercado.

COBRA SEM VENENO - O macho Pipoca tem quatro anos e é uma serpente não peçonhenta, ou seja, não é venenosa. Vítima de comércio ilegal, ele foi apreendido pela polícia ambiental e levado para o zoológico.

*

PARQUE ESTORIL
QUANDO quarta a domingo, das 9h às 17h
ONDE r. Portugal, 1.100, São Bernardo do Campo
QUANTO R$ 3 (grátis para menores de 7 anos)

VISITAS MONITORADAS
(11) 4367-6461; agendamento está lotado até o fim de dezembro; grátis

Colaborou GABRIELA VALDANHA


Endereço da página:

Links no texto: