Folha de S. Paulo


Quanto você pesaria em Júpiter? O que são as constelações?

A astronomia estuda os objetos celestes, como planetas e estrelas.

Leia entrevista com o astrônomo Alexandre Cherman, do Planetário da Gávea. Crianças podem passar a noite no local, aprendendo sobre o espaço .

*

Folhinha - No Planetário, há um simulador onde se pode medir seu peso em diferentes planetas. Por que muda?
Alexandre Cherman - O peso está sujeito à interação com a gravidade. Você tem uma quantidade de massa.

Isso é seu, e você pode ir a qualquer lugar no universo que não muda. Só que como você sente essa massa, que é o peso, tem a ver com a força do planeta que puxa você.
Um planeta maior puxa mais fortemente, um menor, menos. Se for a Júpiter, Saturno, seu peso aumentará. Se for a Mercúrio ou Marte, diminuirá. O peso, que é o puxão que sente, muda porque o planeta puxa mais fraco ou forte.

No cinema, o espaço é descrito de forma fantasiosa...
Esses filmes têm uma explosão, barulho, o que não era para acontecer. Quando a pessoa sai para passear de noite, tem uma Lua cheia, na noite seguinte, a mesma Lua cheia, não acompanha a mudança. O céu tem estrelas colocadas de forma aleatória, mas cada estrela tem seu lugar.

O que são constelações?
A constelação é um jeito que inventamos de dividir o céu. São 88, todas criadas por nós. Pode ser entendida como um pedaço do céu. É muito parecido com os estados do Brasil. Qual é a diferença de Sergipe para o Amazonas? É o tamanho. As pessoas criaram as regras, as leis. A mesma coisa com as constelações.


Endereço da página:

Links no texto: