Folha de S. Paulo


Torneio internacional de cubo mágico acontece em São Paulo; inscreva-se

Quem conseguir resolver um cubo mágico em menos de 10 minutos pode participar de um torneio internacional da modalidade que acontece no dia 9 de novembro, no colégio Joana D'arc, em São Paulo.

As inscrições ficam abertas até 30 minutos antes do início do campeonato, pelo site, e custam R$ 10, pagos no dia do torneio.

O cubo mágico, que já foi usado por vários professores, principalmente durante as aulas de matemática, tornou-se disciplina obrigatório no colégio neste ano. Em 2014, o brinquedo, criado pelo arquiteto húngaro Erno Rubik, completou 40 anos.

O evento terá a presença do recordista mundial em cubo com os pés, Gabriel Pereira Campanha, que tentará bater o seu próprio recorde, de 25s14.

Patricia Stavis/Folhapress
Texto: Grupo de jovens exibe diferentes tipos de quebra-cabeças do cubo mágico, em São Paulo, SP. (São Paulo, SP, 12.12.2008. Foto de Patricia Stavis/Folhapress)
Diferentes tipos de cubo mágico

Serão premiados com medalhas e certificados os três mais rápidos de cada uma das cinco modalidades: Cubo Mágico normal, Cubo 2x2x2 (em vez de nove, o cubo possui só quatro quadrados em cada face), Cubo 4x4x4 (formado por 16 quadrados em cada face), Pyramix (segue a ideia do cubo mágico, mas tem formato de pirâmide) e Cubo Mágico com os Pés, além dos melhores por idade na categoria Cubo Mágico.

Todos os participantes entrarão para o ranking mundial oficial da WCA (Associação Mundial do Cubo Mágico, em português). Os jurados serão os próprios participantes, que devem conhecer as regras da WCA (disponíveis no link).

PARA PARTICIPAR

QUANDO 9 de novembro, a partir das 9h
ONDE Colégio Joana D'arc - r. Miragaia, 158, Butantã, tel. (11) 2714-4255
QUANTO R$ 10 (inscrições pelo site )


Endereço da página:

Links no texto: