Folha de S. Paulo


'Meu pai dizia para eu estudar muito', diz Dilma Rousseff sobre a infância

"A única coisa que meu pai falava era o seguinte: tem de estudar! Tem de estudar, tem de ler livro, muito livro." Presidente do Brasil e candidata à reeleição, Dilma Rousseff falou sobre a sua infância no programa que abriu o horário eleitoral de 2010, quando queria se tornar conhecida pelos eleitores.

Filha do engenheiro búlgaro Pedro Rousseff e da professora carioca Dilma Jane, Dilma nasceu em Belo Horizonte e estudou em escola católica, só para meninas e com regras rígidas.

Uma amiga de infância, no mesmo programa que apresentava a candidata, contou que ela "tinha umas rebeldias": "Deixar a professora na sala, sair e não fazer a prova. Matar a missa e as freiras descobrirem... E a gente ficava um pouquinho de castigo", contou Márcia Fontes.

Também no programa de TV, Dilma se lembrou de uma cena da infância: "Apareceu um menino na porta da minha casa querendo comida. Falou para mim que não tinha nada, e eu tinha uma nota de dinheiro. Peguei a nota, rasguei, dei metade para ele e fiquei com a outra."


Endereço da página:

Links no texto: