Folha de S. Paulo


O que são bichos híbridos? Conheça misturas estranhas da natureza

Sabia que existem animais que são meio leão e meio tigre? E outros que são metade cavalo e metade zebra? São chamados de animais híbridos, que mais parecem bichos saídos do mundo da fantasia.

Um ligre, por exemplo, nasce quando um leão tem um filhote com uma tigresa. Às vezes, ele tem juba e parece um leão. Mas também tem listras pelo corpo, como o tigre.

Os irmãos Lucas, 5, e Pedro Santana, 3, ficaram em dúvida quando viram a foto de um bicho desses.

"É um leão", teve certeza Lucas. "Um tigre", afirmou Pedro. A confusão é natural porque o ligre é raro, isto é, existem pouquíssimos deles no mundo.

Outro híbrido raro é o zebralo, mistura do cavalo com a zebra. O leopon é metade leopardo e metade leão. Há ainda a cama, resultante do cruzamento entre o camelo e a lhama.

O filhote de um golfinho com uma falsa-orca (animal que ganhou este nome porque parece com a baleia conhecida como baleia assassina) é o wholphin. Tem ainda o gato savannah, filhote do gato comum com o serval, espécie de felino selvagem que mora na África (veja mais nesta página).

Talvez o híbrido mais conhecido seja o burro (também conhecido como mula). Um burrinho nasce quando um jumento tem um filhote com uma égua.

Cauê Biteli, 8, viu um burro de perto durante visita a uma fazenda de São Paulo. "É um animal calmo", diz Cauê. Mas também muito forte. Por isso, é muitas vezes usado para o transporte de carga.

SEM FILHOS

Mas essas misturas têm um problema. Se os bichos decidirem ter filhotes apenas com animais de outra espécie, muitos híbridos irão nascer. Isso pode fazer com que as espécies originais comecem a desaparecer, explica o zoólogo Mercival Roberto Francisco, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Outro problema é que alguns desses híbridos podem ser estéreis, ou seja, não conseguem ter filhotes. Mas isso não acontece em todos os casos, pois depende de cada animal.

Em 2012, por exemplo, nasceu em um zoológico da Rússia um filhote de leão com ligre (que já é um híbrido, mistura de leão com tigre, lembra?). O novo bichinho foi chamado de leligre, mistura de leão com ligre. Que confusão!

Francisco explica que há híbridos que até podem ter filhos, mas que não conseguem se reproduzir por outro motivo: Por serem meio esquisitões, eles não são considerados "atraentes" pelos outros bichos e não conseguem encontrar alguém para acasalar.

Então por que há animais que começam a procurar bichos de outras espécies para ter filhotes? Segundo o zoólogo, existem vários motivos.

Um deles é que, na natureza, é comum que um bicho seja raro em determinado lugar que não consiga achar um par da mesma espécie para ter filhotes. Por causa dessa dificuldade, busca outra espécie para isso. E aí surgem os híbridos.


Endereço da página:

Links no texto: