Folha de S. Paulo


Garoto chinês encontra espada de 3.000 anos quando brincava no rio

Yang Junxi, um menino de 11 anos que mora na província de Jiangsu, no leste da China, encontrou uma adaga (pequena espada) feita de bronze com mais de 3.000 anos de idade.

A descoberta da antiguidade ocorreu em julho, porém, o escritório de relíquias culturais de Gaoyou só divulgou a história na última semana, segundo a agência estatal chinesa Xinhua.

Reprodução
A espada feita de bronze foi datada com idade de 3 mil anos
A espada feita de bronze foi datada com idade de 3 mil anos

A pequena espada, que mede aproximadamente 26 cm, é feita em bronze e foi datada por especialistas em antiguidade como sendo uma peça produzida no período das dinastias Shang e Zhou, há mais de 3.000 anos.

O garoto brincava a beira do rio Laozhoulin, que passa pela cidade de Gaoyou, quando resolveu lavar as mãos e avistou o objeto na água. Yang então levou a adaga para casa e a mostrou para o seu pai, Yang Jinhai.

O pai do garoto disse à agência que a notícia da descoberta se espalhou e logo diversas pessoas da cidade procuraram a família. "Alguns até ofereceram altas quantias, porém achei que poderia ser ilegal vender uma antiguidade e a entreguei para as autoridades", contou.

Lyu Zhiwei, chefe do órgão de antiguidades da cidade, acredita que as características da espada apontam que ela era de uma pessoa comum e que, provavelmente, tenha sido fabricada pelo próprio usuário da arma, já que não tem a forma de uma espada militar do mesmo período.

Pela descoberta, a família do menino Yang Junxi recebeu do museu da cidade de Gaoyou um certificado de agradecimento por sua colaboração na proteção das antiguidades chinesas.


Endereço da página: