Folha de S. Paulo


Sacis estão à solta até novembro no parque da Água Branca em SP

Você está pronto para deixar os olhos bem abertos, os ouvidos atentos e a imaginação à solta? Essas são as características necessárias para quem quer ver um saci.

Neste sábado (6) e domingo (7), a partir das 11h, diversos espécimes desse personagem do folclore brasileiro estarão à solta no parque Água Branca, em São Paulo. A série de atividades "O Saci tá aqui!", quer ajudar crianças e adultos a apurar seus sentidos e entrar no mundo da poesia e da brincadeira.

Todas as atividades terão o saci e outros personagens da mitologia brasileira como tema. A curadoria do evento ficou a cargo de Rudá K. Andrade, saciólogo (um especialista em sacis!).

Serão brincadeiras lúdicas, explorando a imaginação dos participantes, como uma competição de quem encontra o saci primeiro, buscando nos locais onde os sacis são vistos com mais frequência, como no bambuzal e na cozinha.

Os participantes também podem se divertir em rodas de leitura e com o teatro de bonecos. Às 12h30, começa a oficina de desenho "Vamos desenhar sacis", com ilustrador José Luiz Ohi. Como o saci é um dos seres mais versáteis que existem, podendo ter as mais variadas formas e temperamentos, as crianças poderão dar a sua própria identidade para o saci que vão desenhar.

A figura mais conhecida do saci vem do escritor Monteiro Lobato (1882-1948), que o personificou naquele menino negro, sem uma perna e com o cachimbo na boca. Mas o saciólogo Rudá K. Andrade conta que saci é presente no folclore do Brasil desde os índios Guaranis.

Seu mito foi se moldando através da história do Brasil, sendo também ligado aos escravos, que, com medo de represarias dos seus donos, botavam a culpa de alguma confusão que acontecesse nas fazendas no danado do saci.

Dizem que toda a diversidade de espécies foram descobertas pelo professor Martins de Sá Sylva Pereira, que catalogou e guardou em garrafas de vidro dezenas de sacis. Esses exemplares estarão na exposição "O colecionador de Sacys", que ficará em cartaz no quiosque do parque até o dia 1º de novembro, quando ocorrerá um evento para libertar todos os sacis.

As atividades são gratuitas. Confira a programação completa abaixo.

PARA CONFERIR

Exposição "O colecionador de Sacys"
QUANDO de 6/9 a 1º/11, das 10h às 17h
ONDE Espaço Leitura do Parque àgua Branca - r. Ministro Godói, 180; tel. (11) 2588-5918

*

"O Saci tá Aqui!"
Sábado, 6 de setembro

Às 11h
Atividade educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura

Às 12h30
Oficina de desenho: Vamos desenhar Sacis
Com José Luiz Ohi

Às 15h
Teatro de bonecos: O Coronel e o Curupira
Com Teatro Por Um Triz

Domingo, 7 de setembro

Às 11h
Atividade educativa maiúsculos & MINÚSCULOS

Das 12h30 às 14h
Gincana educativa: Onde está o Saci?
Com Marília Carvalho e Camila Feltre

Às 15h
Narração de histórias: O Saci
Com Paula Lisboa e Marina Siqueira

ONDE parque Água Branca - r. Ministro Godói, 180; tel. (11) 2588-5918


Endereço da página:

Links no texto: