Folha de S. Paulo


Musical com Luana Piovani mistura fantasia com rock de Raul Seixas

Isabel fará 13 anos e vê contradição em tudo. Os avós da personagem, no musical "Mania de Explicação", que está em cartaz em São Paulo, ficam impacientes com tantas perguntas durante as refeições e acabam sempre repetindo: "Come, Isabel!"

A peça, inspirada em um livro de mesmo nome de Adriana Falcão, é um labirinto de palavras em um cenário mágico, com referências às igrejas e arquitetura mineiras, com atores vestidos de contos de fada, palhaços e colombinas.

"Bons sonhos são boas verdades?", pergunta Isabel no palco. A atriz Luana Piovani, que interpreta a personagem, explica o espetáculo. "É um jogo que todo mundo pode jogar. Basta usar a criatividade, que a gente brinca de inventar explicações."

A missão da menina é chegar até além do jardim. Para isso, ela contracena com um centauro e com criaturas que transitam das ideias para a realidade.

Quando conversa com o amigo Jorge, que não crê no amor, Isabel quer saber: "Como é que alguém prefere não acreditar numa coisa que deixa a vida mais bonita quando a gente acredita nela?".

Para acompanhar tudo isso, os atores cantam ao vivo letras do roqueiro Raul Seixas. Guilherme Noro, 10, aprovou. "Gosto do lado do sonho, porque tem imaginação", disse depois de ver a peça.

RAUL SEIXAS

Luana Piovani disse que a ideia de ter músicas de Raul Seixas (1945-1989) na trilha sonora foi do diretor Gabriel Villela. "Imediatamente me encantei, pois é um grande poeta e músico. Fico feliz de apresentá-lo às crianças", conta ela.

Raulzito, como era conhecido, ficou famoso pelo rock cheio de ironias, críticas e mensagens de esperança. Canções como "Metamorfose Ambulante", "Tente Outra Vez" e "Gita" (que começa com "Às vezes você me pergunta...") são lembradas até hoje.

Suas músicas ajudam a representar o pensamento inquieto de Isabel na peça. Como escreveu o jornalista Nelson Motta, "Raul cantava a liberdade da dúvida e da contradição". Assim como a menina do musical.

"MANIA DE EXPLICAÇÃO"
QUANDO até 30/11; sábados e domingos, às 16h
ONDE Teatro Frei Caneca - r. Frei Caneca, 569
QUANTO de R$ 35 a R$ 70


Endereço da página:

Links no texto: