Folha de S. Paulo


Minichef de 12 anos realiza oficinas em SP; veja receita de refrigerante natural

"Quero mostrar para as crianças que existe um mundo além da Coca-Cola e dos sucos industrializados." Essa é a proposta de Biel Baum, 12, minichef que diz ser apaixonado por gastronomia, vegetariano e "unschooler" (que não frequenta a escola).

O garoto vai ministrar para crianças a oficina gratuita "Imagina e Coma", que acontece nesta quinta (14), às 15h, no espaço Piks no shopping Iguatemi. "Quero que elas interajam e mexam na comida", diz o menino, que quer mostrar que é possível comer algo gostoso e, ao mesmo tempo, saudável.

Divulgação
Biel Baum
Biel Baum

As vagas são limitadas, e os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 3816-3957. Nos dias 21 e 28 de agosto, Biel realiza mais oficinas, mas essas custarão R$ 55 cada uma. Vídeos das atividades, recomendadas para crianças de 4 a 10 anos, serão disponibilizados no YouTube.

No canal, aliás, já é possível encontrar vídeos do garoto. Aos 9 anos, ele estreou o programa "Arte na Cozinha". Entre as receitas que podem ser vistas na internet, estão refrigerante de laranja (confira receita abaixo), cuscuz e espetinho de fruta.

Ele também é criador dos programas "Cozinhando com Estrelas", em que já preparou pratos com os chefs Daniela França Pinto e Carlos Bertolazzi, e "FIB - Felicidad Interior Bruta" (em espanhol), um jornal de boas notícias.

Assista a um de seus vídeos.

Veja vídeo

SEM ESCOLA

"Aos 8 anos, eu pedi para minha mãe para sair da escola, porque eu não queria esperar 20 anos ou mais para fazer algo importante. Eu queria ensinar para crianças hábitos de alimentação saudável", diz. Desde então, ele estuda por métodos livres, como a "Escola de Asas", projeto criado por ele, amigos e família.

Biel, que é vegetariano desde os 5 anos de idade, percebeu que queria trabalhar com o tema porque, tanto no Brasil quanto na Espanha, país onde também morou, teve amigos que ficaram doentes em razão da má alimentação. "Os números da obesidade infantil no Brasil também chamaram a minha atenção, eles só cresciam e ninguém fazia nada a respeito", afirma.

O minichef também é autor do "Meu Diário para Jamie Oliver: Realizando Sonhos e Inventando Receitas - Vol 1".

No começo de 2012, ele foi a Londres entregar o livro ao britânico, mas o encontro só aconteceu mesmo no final da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro. "Foi demais! Esperei três anos para isso", afirma. "Eu me inspirei nos projetos dele para criar os meus."

Com o dinheiro arrecadado com a venda dos e-books, Biel pretende ajudar na construção da primeira sede física da "Escola com Asas", na África.

Biel também é fundador do "Exchangenius". "Uma rede social de jovens e famílias que vão cozinhar uns na casa dos outros", explica.

A próxima empreitada de Biel, que atualmente mora em São Paulo, é criar a primeira rede de lanchonetes itinerantes com alimentação orgânica e natural para crianças.

Confira abaixo receita de refrigerante natural que integra o livro de Biel.

*

Refrigerante Natural

Ingredientes

- 1,5 litros de água com gás
- 3 ou 4 laranjas ou limões

Modo de preparo

Espremer as frutas, misturar com água e pronto! Se preferir, acrescentar açúcar mascavo ou mel para adoçar.

*

PARA CONFERIR

Oficina Imagine e Coma
QUANDO 14, 21 e 28/8, às 15h
ONDE shopping Iguatemi - av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano - inscrições pelo telefone (11) 3816-3957
QUANTO R$ 55; exceto no dia 14, dia em que a atividade é gratuita


Endereço da página:

Links no texto: