Folha de S. Paulo


Greenpeace lança jogo de cartas sobre geração de energia

Hoje existem diferentes formas de se gerar energia. Pela água, pelo vento, pelo Sol...

Para fazer as crianças aprenderem mais sobre o assunto brincando, o Greenpeace lança hoje (8) um jogo de cartas parecido ao Super Trunfo dedicado às fontes de energia.

O baralho é composto por 21 cartas, disponíveis no site. Cada uma informa ao jogador sobre características de diferentes fontes usadas no Brasil e no mundo. Tem hidrelétrica, usina nuclear, geração de energia a partir das ondas do mar... E entre os dados estão o custo de geração, a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, o uso de água e até quantos empregos são gerados.

A brincadeira é indicada a crianças a partir de oito anos. Com as informações de cada carta, o jogador escolhe a que considera "mais forte" e desafia os adversários a superarem o número contido na mesma categoria. Vence quem terminar a partida com o baralho completo.

"Jogava Super Trunfo quando criança, e a maioria dos baralhos era de carro. Com o tempo, o jogo sumiu um pouco. Pensávamos em como falar sobre energia de uma maneira divertida e logo lembramos dessa brincadeira", conta Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do jogo.

Para ele, um dos principais incentivos à criação das cartas é a falta de informações nas escolas e também ao público em geral. "A discussão fica sempre em torno do uso da energia. O impacto ambiental fica de fora, e a questão social também", comenta.


Endereço da página:

Links no texto: