Folha de S. Paulo


Para psicóloga, choro provocado por 'A Culpa É das Estrelas' amadurece

Crianças assistirem ao filme "A Culpa É das Estrelas" não é um problema, diz Vera Zimmermann, psicóloga e coordenadora do Cria (Centro de Referência da Infância e Adolescência), da Unifesp. Para ela, a relação com temas como morte e perda começa cedo.

O choro após as sessões também não preocupa. "É um filme que pode chocar, mas também faz amadurecer. Essa é uma realidade que as famílias têm que trabalhar", completa.

Para Andre Gellis, professor de psicologia da Unesp, embora não exista problema em tratar de temas tristes com crianças, é preciso considerar cada etapa da infância. "A partir de 12 anos, quando começa a adolescência, lida-se mais facilmente com o tema."

CLASSIFICAÇÃO

Segundo o Ministério da Justiça, o filme foi classificado para maiores de 12 anos por causa de palavrões e cenas de namoro durante o longa.

Porém, crianças com idade entre dez e 12 anos podem entrar sozinhas nas sessões, desde que tenham autorização dos pais -a orientação é que os cinemas a solicitem por escrito. Já os menores de dez anos só podem assistir se estiverem acompanhados dos responsáveis.


Endereço da página: