Folha de S. Paulo


Alunos aproveitam Copa para lançar campanha contra o racismo

"Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência, sem racismo". Esse é o tema o tema de uma campanha feita pelos alunos do 9º ano da escola I. L. Peretz, de São Paulo.

O projeto Cartão Vermelho ao Racismo começou nas aulas de história e está sendo divulgado nas redes sociais.

Além das publicações nas redes sociais, os estudantes também têm promovido oficinas para o restante da escola sobre diversidade. Entre as atividades, estão contação de histórias e confecção de bonecas abayomi (feitas com retalhos de pano e que não têm demarcação de boca, nariz e olhos).

Na sala de aula, os alunos estudam a abolição da escravatura do Brasil e teorias como o darwinismo social. Também têm contato com casos de preconceito no futebol.

Leia abaixo o texto produzido pelos alunos do 9º ano na íntegra.

*

Nós, alunos do 9º ano do Colégio I. L. Peretz, estamos escrevendo para falar de um assunto deveras revoltante.

Nas aulas de história, aprendemos e enxergamos uma triste realidade ainda presente no mundo atual: o racismo.

Estudamos as famosas teorias racistas do século 19, quando se fortaleceu a ideia de que o ser humano está subdividido em raças, sendo uma superior e outras inferiores. Vimos como essas teorias tentaram destruir culturas e causaram conflitos, como na África em tempos de imperialismo, quando negros, ou melhor, seres humanos, foram humilhados e tratados como subumanos.

Também falamos sobre o racismo durante a escravidão, bem aqui no Brasil, terra em que os indígenas também foram submetidos a tal situação. A escravatura e o tráfico negreiro causaram muito sofrimento aos negros, nossos irmãos, ao serem maltratados em uma das piores passagens da história da humanidade.

O pensamento racista em relação aos negros continua mesmo após o fim da escravidão. Os negros além de viver o passado de seus ancestrais, ainda convivem com esse preconceito inaceitável.

A forma como a abolição foi feita tem consequências até hoje. As condições atuais da grande maioria dos negros são frutos da escravidão que teve um péssimo encerramento, já que os ex-escravos não tiveram para onde ir, tampouco moradia e trabalho. Para piorar a situação, os governos seguintes não criaram medidas para integrá-los à sociedade.

Depois de analisarmos os casos velhos e atuais de racismo no futebol, que merecem toda a preocupação por serem pesadíssimos também, chegamos às conclusões de que só existe uma raça: a Raça Humana e de que devemos ser tratados todos igualitariamente e com respeito.

Então, estando já no século 21, e não suportando ver esses inaceitáveis casos racistas ainda acontecerem, decidimos criar a nossa campanha "Cartão Vermelho Ao Racismo", que possui contas em redes sociais.

Sendo jovens, não temos muito poder para divulgar a campanha, mas o que não nos falta é a vontade e o amor. A vontade de um mundo melhor, onde as diferenças estejam livres de preconceito. Queremos fazer a diferença, espalhando o amor entre as pessoas, pelo bem de todas elas.

Nossa campanha abrange todos estes pontos relatados em nossas reflexões, pensamentos, ideias e muito mais. Acreditamos que nós podemos mudar o olhar das pessoas e que temos poder de ação para transformar o mundo. Precisamos de apoio para alcançar mais e mais pessoas. Por isso, pedimos sua ajuda para divulgar a campanha, não como favor a nós, mas à humanidade.


Endereço da página:

Links no texto: