Folha de S. Paulo


Desenhos de crianças brasileiras internadas são expostos na ONU; veja

Uma viagem por planetas, uma jiboia que engole um elefante e um príncipe amigo de uma rosa. Desenhos e pinturas inspirados nessas e em outras cenas do livro "O Pequeno Príncipe" poderão ser vistas a partir desta quarta (21), no Secretariat Lobby da sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.

Os artistas? Crianças e adolescentes de cinco a 17 anos que estão ou estiveram em tratamento no hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Aberta até o dia 26 de maio, a exposição traz 22 obras.

Para Luiz Felipe Freitas dos Santos, 9, que ficou internado com osteomielite (infecção nos ossos) no ano passado, ter um desenho seu exposto em um lugar tão importante é "incrível". "É muita emoção saber que uma pessoa de Nova York vai ver o meu quadro, é o sonho de toda criança", diz.

Os trabalhos foram produzidos durante as oficinas do projeto "Criando Laços", elaborado para homenagear o clássico "O Pequeno Príncipe", que completou 70 anos em abril de 2013. Durante as atividades, crianças conheciam a história e eram convidadas a retratar o trecho de que mais gostaram.

Luiz Felipe escolheu desenhar a parte do livro em que uma jiboia engole um elefante, mesmo sem acreditar que isso possa acontecer na vida real. "Uma jiboia pode até comer um guaxinim, mas um eu acho elefante impossível", diz. Por isso, no seu desenho, o elefante está sozinho, bebendo água.

"Desenhar é divertido, é uma forma de você conseguir ser um artista, a cada vez que eu desenho, vejo que eles estão melhores", completa.

Na sede da instituição, em Curitiba, até o dia 6 de junho, também estarão expostas reproduções de 18 obras que foram para Nova York.

Essa é a segunda vez que obras produzidas por pacientes do hospital vão para sede da ONU. No ano passado, 20 gravuras, pinturas e fotografias produzidas por pacientes do hospital foram expostas no mesmo local, entre 24 e 29 de junho.

PARA CONFERIR

Exposição do projeto "Criando Laços", em Curitiba
QUANDO até 6 de junho, das 9h às 17h
ONDE hospital Pequeno Príncipe - r. Desembargador Motta, 1.070, Água Verde, Curitiba
QUANTO grátis


Endereço da página:

Links no texto: