Folha de S. Paulo


Batman completa 75 anos hoje; relembre filmes do super-herói

Não ter superpoderes nunca foi um problema para o Batman. Desde a sua primeira aparição, em 18 de maio de 1939, na revista em quadrinhos "Detective Comics", Batman atrai leitores com sua personalidade sombria e misteriosa. Neste domingo (18), o cavaleiro das trevas faz aniversário, completa 75 anos.

O personagem foi criado por Bob Kane (1915-1998) e recebeu a contribuição de Bill Finger (1914-74) para estrear na revista.

No final da década de 1940, nos Estados Unidos, as histórias em quadrinhos estavam "estourando", como diz Waldomiro Vergeiro, professor da USP e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA (Escola de Comunicações e Artes). E o Batman contribui para a popularização desse tipo de publicação, segundo ele.

"Com o aparecimento do Super-Homem, em 1938, explodem as revistas em quadrinhos nos Estados Unidos. O Batman foi o segundo herói da DC", conta. "As revistas em quadrinhos foram os primeiros produtos destinados exclusivamente para a criança e o adolescente", completa.

Batman faz sua primeira aparição no Brasil em 1940, na revista "O Lobinho".

Em 1943 foi para o cinema e, em 1966, virou série de TV.

Nas telonas, diferentes atores já vestiram a fantasia do herói das trevas, entre eles George Clooney, Christian Bale e Ben Affleck, que atua no filme "Batman Vs. Superman", com lançamento previsto para maio de 2016 nos Estados Unidos.

Relembre na galeria abaixo filmes protagonizados pelo Batman:

Na história, Bruce Wayne, de família milionária, viu os seus pais serem assassinados quando ainda era criança. A partir do trágico episódio, ele adota uma missão: fazer justiça. Mas, quando sai às ruas para combater o crime, veste capa e máscara, e assume a identidade secreta de Homem-Morcego.

Diferentemente de outros heróis, Batman não veio de outro planeta ou foi picado por uma aranha geneticamente modificada. E talvez, justamente por isso, tenha criado uma legião tão grande de fãs.

"O Batman é um super-herói possível. Um personagem mais fácil de o leitor se identificar. Ele tem uma missão na vida, mas é uma pessoa comum, sem poderes", afirma Waldomiro.

Durante sua "carreira", no entanto, Batman já passou por algumas modificações para agradar o público. Quando surgiu, como o herói da noite, Batman era desconfiado e sombrio.

Um ano depois o personagem Robin foi criado, com o objetivo de tornar os quadrinhos mais leves e agradar as crianças. Em 1970, uma reformulação resgatou sua personalidade original.

Avesso às armas de fogo, Batman sempre salva sua cidade natal, Gotham City, com sua força física, sua inteligência, seus dotes de detetive e com a ajuda de artefatos tecnológicos (que ele consegue, muitas vezes, graças a sua riqueza).

Além da falta de superpoderes, Batman tem algumas características que, segundo Waldomiro, o diferem dos outros heróis: sua personalidade, seu senso de justiça e a sua galeria de vilões, da qual fazem parte personagens como Coringa e Charada.

"As reações dele são imprevisíveis, ele dão dá explicações", diz. "O Batman tem um senso de justiça próprio, defende aquilo que acredita ser justo". Os vilões que se cuidem.


Endereço da página:

Links no texto: