Folha de S. Paulo


Crianças são dispensadas das aulas e até ganham férias durante a Copa

Daqui a 26 dias, quando começará a Copa do Mundo no Brasil, as ruas ficarão lotadas, as casas estarão cheias de torcedores para assistir ao primeiro jogo do Mundial. Já as escolas..., completamente vazias.

Dos 26 Estados do país, 24 decidiram antecipar as férias ou dar folga aos alunos das escolas estaduais em dias de jogos da seleção (até o momento, só Pará e Sergipe mantêm as aulas).

Para as escolas particulares não há regra. Mas a maioria dispensará as crianças ou terá telões em dias de partida (veja as possibilidades abaixo).

"Ainda bem que não vamos ter aula. Não dá para se concentrar", diz Luisa Ferreira, 10. Ela e os colegas que estudam à tarde na Escola Viva, em São Paulo, serão dispensados nos dias em que o Brasil entrar em campo. Para compensar, os alunos terão atividades em horários alternativos, incluindo um sábado.

Já os mais novos poderão optar entre ir para casa ou assistir aos jogos em um telão instalado no colégio. "Prefero ver em casa, porque lá tem pipoca", diz Fernanda Barreto, 5.

Já Laura Franco, 8, está desanimada com as férias antecipadas. "Queria ver a Copa na escola, torcendo com meus amigos", diz a garota, que estuda em uma escola municipal de São Paulo.

As férias nesses colégios começam em 12 de junho, abertura do Mundial, e terminam em 6 de julho. Depois, se ainda houver jogos do Brasil (a seleção precisa se classificar para semifinal), os alunos ficarão em casa nos dias das partidas.

"Sempre brinco com meu primo em julho. Desta vez não vai dar. Ele estará de férias, eu não", diz Giovana Ferreira, 10.

No Rio, a maior parte das escolas antecipou as férias. Em São Paulo, a prefeitura tenta aprovar uma lei que transforma o dia de abertura da Copa em feriado. O projeto foi aprovado na primeira votação e irá à segunda.

"O feriado é bom para torcer. O primeiro jogo vai ser 3 a 0, com dois gols do Neymar", arrisca Gabriel Sousa, 10.

(COLABOROU LOUISE SOARES, NO RIO)

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: