Folha de S. Paulo


Pipa de banana? Campeonato tem como tema o combate ao preconceito

Não estranhe se enxergar uma banana gigante voando pelo céu de São Paulo no dia 25 de maio. Nessa data, acontece o campeonato e revoada de pipas no pipódromo do Parque Ecológico do Tietê.

O evento gratuito, realizado a partir das 9h, terá como tema "Não ao Preconceito Racial". Por isso, pipas (ou papagaios) em formato de banana devem pipocar pelas alturas.

A fruta se tornou símbolo de combate ao preconceito depois que o brasileiro Daniel Alves, do Barcelona, descascou e comeu uma banana atirada em campo por um torcedor adversário. O episódio aconteceu no dia 27 de abril.

Depois, muitos famosos apoiaram a campanha contra o preconceito "Somos Todos Macacos", divulgando fotos com bananas.

"Os competidores farão pipas com várias formas e dizeres. Com certeza as bananas aparecerão", diz Silvio Voce, que organiza o campeonato.

No último domingo (11), uma nova polêmica envolveu a fruta em um jogo de futebol. Uma banana foi atirada perto do jogador negro Kevin Constant, do Milan, pela torcida do Atalanta.

Divulgação
Revoada de Pipas - Banana Divulgação
Pipa em formato de banana

Na competição, os participantes concorrem a prêmios como bicicletas, troféus e medalhas. As inscrições devem ser feitas no local.

Quem quiser também poderá participar da revoada educativa, que traz dicas para as famílias sobre a soltura correta de pipas, sem o uso de cerol e longe dos fios elétricos. Pipas, carreteis e rabiola serão distribuídos gratuitamente.

Em entrevista para a "Folhinha", em janeiro, Silvio Voce disse que a cidade não é feita para as pipas. "Temos que tirar as pipas das ruas e levá-las aos parques e pipódromos, onde não tem carro, rede elétrica, buraco", disse.

PARA PARTICIPAR

Campeonato e Revoada de Pipas
QUANDO 25 de maio, a partir das 9h
ONDE pipódromo do Parque Ecológio do Tietê (r. Guira Acangatara, 70)
QUANTO grátis
Mais informações pelo site


Endereço da página:

Links no texto: