Folha de S. Paulo


Minhocas nascem na cabeça de menino quando ele fica chateado

Minhoca, todo mundo sabe, é aquele bicho simpático que vive debaixo da terra e ajuda a torná-la fértil, ou seja, rica para as plantas.

Mas é com outro tipo de minhoca, nada simpática, aliás, que a autora desse livro cria a sua história.

Ela fala das minhocas que habitam a cabeça de Carlos Alberto de Vasconcellos. Elas nascem ou crescem toda vez que o garoto se sente inseguro ou fica chateado. Como isso acontece com frequência, sua cabeça vira um minhocário, em que as danadas são poderosas e têm até nome.

Musculota nasceu no dia em que ele achou seus braços finos e passou a sonhar com um muque. Retardoca engorda quando Carlos pensa que sempre chega atrasado. E por aí vai.

Elas desafiam Carlos o tempo todo. Nem no dia do seu aniversário, deixam-no em paz. Mas o menino vai tocando a vida, apesar delas. Até que precisa encará-las ao viver a grande aventura de passar um dia todo sozinho, sem nenhum adulto.

Deko Farkas
minhocas
Capa do livro "Minhocas"

Estreante como escritora, Luana Chnaiderman de Almeida tem um jeito solto de escrever. As palavras e a história vão dando voltas, subindo e descendo, se enrolando e desenrolando como se fossem minhocas... As ilustrações, do grafiteiro Deco Farkas, ajudam o texto minhoquento a cavar túneis com rotas mirabolantes.

Na contracapa, o músico João Gordo fala sobre as minhocas de Carlos e também se abre sobre o seu próprio minhocário. Aliás, bem lembrado pela autora, um bom jeito de combater minhocas da cabeça, ou pelo menos deixá-las mais magrinhas, é falar sobre elas. Dessa forma, diferentemente da terra, nossa cuca fica mais fértil.

"MINHOCAS"
AUTORA Luana Chnaiderman de Almeida
EDITORA Cosac Naify
PREÇO R$ 34,90
INDICAÇÃO a partir de 8 anos

LANÇAMENTO hoje, das 16h às 19h, com oficina para produção de minhocas de papel, na Livraria da Vila da Fradique (r. Fradique Coutinho 915, Vila Madalena, São Paulo)


Endereço da página:

Links no texto: