Folha de S. Paulo


'Staff' do One Direction censura perguntas de jornalistas em entrevista

Entrevistar a "boyband" do momento, One Direction, não é tarefa fácil.

A turnê mundial da banda, "Where We Are", que começou no dia 25 de abril, na Colômbia, e faz a última apresentação na América do Sul neste domingo (11), em São Paulo, contou com apenas uma entrevista coletiva. E não era qualquer pergunta que poderia ser feita para eles.

Os integrantes da banda falaram com jornalistas antes da primeira apresentação da turnê, em Bogotá. Duas semanas antes, todos os repórteres convidados para a coletiva precisaram enviar suas perguntas para que a equipe do One Direction as aprovasse.

A Folha enviou uma primeira pergunta: "Como foi a sua infância?". A assessoria respondeu, por telefone, que essa pergunta não poderia ser feita, por ser muito ampla. O ideal, afirmou, seria uma pergunta que apenas um integrante pudesse responder. "Vocês sentem que a sua carreira chegou mais longe do que a dos Beatles?", foi a segunda questão feita pela Folha, que também foi negada, já em Bogotá, na véspera da entrevista. De acordo com a assessoria, a equipe da banda não queria comparações com outros grupos.

Por fim, a assessoria sugeriu uma edição da primeira pergunta. "Quando vocês eram mais novos, vocês sempre gostaram de música, mas já imaginavam toca num estádio cheio?" Na hora da coletiva, a Folha fez outra pergunta: "Como vocês comparam sua vida antes e depois da fama?"

COLETIVA

O resultado deste tipo de mediação entre o jornalista e o entrevistado fez com que a coletiva em Bogotá tivesse praticamente apenas perguntas favoráveis aos garotos.

Depois de falarem sobre como estão gostando da América do Sul e da expectativa grande para os shows da turnê, eles disseram como imaginam o futuro da banda.

"Não temos nada certo. Vamos continuar fazendo o que fazemos, com o mesmo estilo. Não precisamos mudar para conquistar a carreira eterna", disse Niall Horan, 20.

"O tempo e a dedicação vai nos manter por muito tempo no gosto do público", comentou em seguida Liam Payne, 20.

A banda nasceu em 2010 com integrantes do reality show britânico "The X Factor" e faz sua primeira turnê mundial, que vai até outubro, após quase 60 apresentações.

De lá para cá, a vida dos cinco integrantes mudou drasticamente. "Todos nós éramos de cidades pequenas. Hoje vivemos em Londres. Tudo é diferente", contou Niall ainda na entrevista, único irlandês no meio de ingleses.

Além da mudança de cidade, eles passaram a também lidar com assédio das fãs. "É ótimo tê-las cantando nossas músicas", disse Harry Styles, 20, sobre as meninas que derramam lágrimas para o grupo.

Os garotos disseram também pensar nos pais delas. "Me sinto na obrigação de fazer o show também para eles. É um show família", finalizou Niall.

O jornalista BRUNO MOLINERO viajou a convite da T4F (Time For Fun)


Endereço da página:

Links no texto: