Folha de S. Paulo


One Direction inicia turnê mundial sem surpresas e com gritaria das fãs

Sob gritos, lágrimas e até pedidos de casamento de fãs, a boy band do momento One Direction iniciou sua turnê mundial, "Where We Are Tour", na noite desta sexta-feira (25), em Bogotá, na Colômbia.

O show, que ainda vai passar por Rio (8 de maio) e São Paulo (dias 10 e 11), lotou o estádio El Campín, com capacidade de mais de 40 mil pessoas, de crianças e adolescentes que começaram a chegar até sete horas antes da apresentação.

"Esperei três anos para vê-los ao vivo, é um sonho, estou tremendo", disse Laura Mejia, 13, que chegou de manhã com a mãe a irmã de oito anos para esperarem na fila do estádio. "Se chegar tarde, você fica muito longe e não dá para ver nada. Faço tudo por eles. Só espero que toquem músicas de todos os seus álbuns", completou a garota, que ia a seu primeiro grande evento da vida.

Sem grandes surpresas, os cinco garotos não decepcionaram. Desfilaram músicas que os tornaram famosos nesses três anos de carreira, depois de saírem do reality show britânico "X Factor" e formarem a banda, e também canções novas. "Little Things" e "What Makes You Beautiful" (que ficou conhecida no Brasil pela paródia do garoto Nissim Ourfali ) arrancaram lágrimas das fãs.

Mas o foco da apresentação foi mesmo o novo álbum, "Midnight Memories", lançado em novembro de 2013 com uma pegada menos pop e referências de rock clássico. Músicas como "Best Song Ever", "You and I", "Story of My Life" e a faixa que dá nome ao disco tiveram destaque no show.

Durante cerca de 1h30, as fãs enlouqueceram em Bogotá. Pularam, levantaram cartazes, gritaram as letras das músicas e fizeram juras de amor eterno ao One Direction. E eles retribuíram. Entre uma canção e outra, diziam o quanto a plateia era maravilhosa, como Bogotá era uma cidade incrível e se arriscavam numa passarela que os deixava bem perto das fãs.

Era só chegarem ali que garrafas de água, bichinhos de pelúcia, cartas e todo o tipo de objeto voavam em direção aos músicos. Sem perder o sorriso, a pose ou a simpatia, eles continuavam cantando, mesmo com uma pulseirinha de neon batendo vez ou outra em suas cabeças.

Tamanha histeria e quantidade de fãs fez um dos integrantes do conjunto, Harry Styles, dizer em uma entrevista no início deste ano que o One Direction é mais famoso do que os Beatles. "Mas não chegamos nem perto deles na música", acrescentou na época. E não mesmo.

Os garotos são simpáticos, afinados, conseguem fazer um bom show e têm músicas simples que ficam grudadas na cabeça. Mas para por aí. Ainda falta muito para virarem lendas. Apesar da clara evolução, "Midnight Memories" é um salto se comparado aos dois primeiros álbuns da banda, o One Direction tem que comer muito arroz e feijão para conseguir entregar um produto original que os coloque no hall da fama da música.

"Where We Are Tour" passará agora por Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil, onde fechará sua passagem pela América do Sul. Depois, seguirá para a Europa, Canadá e Estados Unidos, onde encerrará a turnê em Miami, no dia 5 de outubro, após quase 60 shows.

O jornalista BRUNO MOLINERO viajou a convite da T4F (Time For Fun)

Jason Merritt/AFP
A boy band Onde Direction fará show no Brasil em maio
A boy band Onde Direction fará show no Brasil em maio

Endereço da página:

Links no texto: