Folha de S. Paulo


Instrumentos de brinquedo que já saíram de linha são expostos no Rio

Teclado, sanfona e piano de brinquedo antigos, alguns fabricados há mais de 60 anos e que já saíram de linha, que voltaram a parecer novos. Esses são alguns dos instrumentos da exposição "Somos Iguais", que começa nesta terça (15), no Rio de Janeiro.

A mostra, que vai até junho, traz 18 brinquedos musicais antigos que foram restaurados pelo artista plástico Nazareno. Fotos em painéis mostram o estado dos objetos quando foram encontrados.

Além de vê-los, o público também poderá ouvir o som dos instrumentos. A trilha sonora que ambienta a exposição foi criada pelo músico Paulo Beto a partir dos brinquedos da mostra. O objetivo era reproduzir músicas infantis, mas o resultado são sons inusitados de instrumentos defeituosos.

Desde 2000, Nazareno trabalha para restaurar os objetos. Mas, por serem antigos, algumas peças são difíceis de serem encontradas.

Mesmo depois de recuperados, alguns objetos ainda apresentam danos causados pelo uso e pelo passar do tempo. Segundo Nazareno, isso acontece porque o trabalho diz respeito aos sentimentos humanos. Para ele, assim como os brinquedos, alguns sentimentos, depois de danificados, não podem ser reparados.

Em suas obras, o artista, formado em artes visuais pela Universidade de Brasília, explora aspectos relativos a memória, perdas e superações.

PARA CONFERIR

"Somos Iguais"
QUANDO de 15/4 a 1º/6, de terça a domingo, das 11h às 20h
ONDE Oi Futuro Flamengo - r. Dois de Dezembro, 63, Rio de Janeiro; tel. (21) 3131-3060
QUANTO grátis


Endereço da página:

Links no texto: