Folha de S. Paulo


Cubo mágico vira disciplina obrigatória em colégio de São Paulo

Depois de ter sido usado por diferentes professores, principalmente durante as aulas matemática, o cubo mágico transformou-se em disciplina obrigatória em uma escola particular de São Paulo.

Desde o começo do semestre, alunos do 3º ao 8º ano do colégio Joana D'arc tem uma aula por semana da disciplina, na qual aprendem a montar o cubo. Neste ano, o brinquedo, criado pelo arquiteto húngaro Erno Rubik, completou 40 anos.

Quem ministra as aulas é Rafel Cinoto, ex-recordista sul-americano de cubo mágico com os pés (sim, ele consegue montar o cubo também com os pés) e um dos delegados da Associação Mundial de Cubo Mágico no Brasil.

Para ele, um dos principais pontos trabalhados em aula é o raciocínio lógico. "Existe um método para você aprender, uma sequência de movimentos e uma ordem para realizá-los", disse Cinoto em entrevista à "Folhinha".

Dos 50 minutos de aula, geralmente de dez a 15 são usados para a parte teórica. O resto é treino. Segundo Cinoto, que ensina crianças e pré-adolescentes de 7 a 14 anos, não é essencial gostar de matemática para aprender a montar o cubo.

"Certa vez, depois de um campeonato de cubo mágico, uma professora me contou que o aluno vencedor era o pior da turma em matemática."

O brinquedo não virou febre só dentro da sala. Segundo Cinoto, é comum ver crianças brincando no intervalo. O mais legal das aulas, na opinião do professor, é que elas melhoram a socialização e aumentam a autoestima dos alunos.

"Muitos alunos quietinhos acabam aprendendo rápido. Aí, os que não são tão quietos vem conversar com eles para pedir ajuda", conta.

"Crianças percebem que podem resolver esse problema que antes, para quem já tinha tentado, parecia impossível", completa. Ele conta que um aluno já veio até lhe agradecer por ter ensinado a montar o cubo. "Ele me disse que antes chegava em casa e não tinha o que fazer. Agora, depois da escola, ele brinca e tenta aprender mais."

Fernando Henrique Folla/Divulgação
Rafael Cinotto e alunos colégio Joana D'arc
Rafael Cinoto com alunos do colégio Joana D'arc

LIÇÃO DE CASA?

Cinoto ensina um passo por dia para montar o cubo e não os retoma na aula seguinte. "Se o aluno não aprendeu, tem uma semana para treinar."

Além disso, ele realiza "campeonatos" nas salas. Um por um, os alunos se apresentam e mostram em quanto tempo conseguem montar o cubo. "Eu não coloco relógio na parede, nem faço ranking. O objetivo é superar a si mesmo", afirma.

Para aqueles que querem treinar em casa, Cinoto tem uma dica: "Você pode tentar resolver o cubo sozinho, mas dificilmente vai montar mais que uma cor, o ideal é procurar ajuda". O site do professor tem tutoriais de como montar diversos tipos de cubos (inclusive com os pés).


Endereço da página:

Links no texto: