Folha de S. Paulo


'O Hobbit' é longo e não é chato, diz Bruno, 11; envie também sua resenha

Sucesso nos cinemas e nas livrarias, "O Hobbit" se tornou um dos livros favoritos do leitor Bruno Napoleão, 11.

"'O Hobbit' não cansa, não é como qualquer outro best seller por aí", escreveu o garoto para a "Folhinha".

O caderno começou a receber resenhas de crianças sobre livros, filmes e games desde o mês passado. Os textos serão publicados no site e no Facebook (em versão para pais e professores, já que a rede social não permite a entrada de menores de 13 anos) da "Folhinha".

Para participar, leitores de até 12 anos podem enviar textos, de 30 a 40 linhas, para folhinha@uol.com.br.

Leia o texto de Bruno abaixo.

*

"O Hobbit" é um clássico, por causa de suas aventuras e de um mapa bonito e talvez complexo. O livro fala sobre Bilbo, um típico hobbit (tradução para o português: um cara preguiçoso que só dorme) que, um dia, é visitado por Gandalf (traduzindo: velho mago). E o mago pede para o hobbit ir em uma aventura com ele.

Porém, seguindo os instintos de preguiçoso número um, ele não quer ir. Mas o velhinho é fogo... e o nosso fiel Bilbo parte para a sua primeira aventura! E começa uma longa aventura cheia de ação.

O livro ensina aos leitores uma lição sobre literatura boa: longo não quer dizer chato. "O Hobbit" não é cansativo e tem muitas lutas e batalhas, sendo a mais famosa a que Bilbo pega o ouro de um dragão.

Partindo para algumas curiosidades. O J.R.R. Tolkien, autor do livro, escrevia livros infantis, sendo que "O Hobbit" é um deles. A editora original colocou uma faixa etária para o livro: de cinco a oito anos. Mas uma criança de cinco anos não aguenta tanta aventura e ação.

Agora, a opinião : "O Hobbit" não cansa, não é como qualquer outro best seller por aí, e diverte o leitor até o final. O universo da série de livros (que é o mesmo de "O Senhor dos Anéis") viraram também vídeos de sucesso na internet: "They re Taking the Hobbits to Isengard" tem milhões de visualizações no YouTube. Também tem o extremamente cômico "Trololo Sauruman", com uma excelente redublagem.

E a nota do livro: dez! Leia e saia do Pokémon!


Endereço da página:

Links no texto: