Folha de S. Paulo


Livro tem óculos 3D para ver imagens 'saltarem' das páginas

Talvez você não saiba o nome desse jogo, mas com certeza já deve ter brincado de cama de gato.

Um pedaço de barbante, amarrado nas pontas, é esticado entre as mãos.

Com a ajuda de outra pessoa, o fio é embaralhado para criar novos desenhos, mas sempre recuperar a forma da letra "X".

Lembrou? Agora, imagine fazer uma cama de gato em 3D, que "salta" do papel. Pode parecer louco, mas o artista gráfico Andrés Sandoval, 40, levou a ideia em frente e produziu o livro de fotografias tridimensionais "Os Pontos Cardeais Acrobatas", lançado pela editora Cosac Naify (R$ 49,90).

Como no cinema, para enxergar os movimentos da brincadeira, são necessários óculos especiais, que vêm dentro do livro.

Andre Brandao/Divulgação
Imagem do livro
Imagem do livro "Os Pontos Cardeais Acrobatas"

DUAS FOTOS

Sandoval, que também ilustra a coluna "Cafuné", da "Folhinha", explica como fez o livro: "Foi preciso produzir duas imagens do mesmo objeto, fotografadas com uma pequena diferença de ângulo".

"As duas fotos são montadas uma em cima da outra, com cores diferentes. Quando as olhamos com os óculos, temos a sensação de que é uma imagem só com profundidade."

Em cima do barbante, Sandoval desenhou outros fios, bem fininhos, que representam os pontos cardeais e se equilibram no cordão como malabaristas.

Assim, Norte, Sul, Leste e Oeste dançam pela cama de gato e orientam as direções da brincadeira. Sandoval desenhou o livro para que cada mão ficasse em uma página diferente, com os fios passando pelo meio.

"Fiz isso para que, quando o livro fosse fechado, as mãos se juntassem para reproduzir a própria brincadeira do barbante."


Endereço da página:

Links no texto: