Folha de S. Paulo


Oficinas grátis de Carnaval ensinam a fazer de máscaras a espadas de pirata

O Carnaval está chegando –vai deste sábado (1º/3) até quarta (5/3). E você, já preparou sua fantasia?

Para quem ainda não teve tempo ou não quer repetir o visual do ano passado, a "Folhinha" selecionou quatro oficinas gratuitas de confecção de máscaras e outros adereços carnavalescos.

Uma delas já começou, as outras estrearão nesta semana, em shoppings e na biblioteca São Paulo.

As atividades ensinam a fabricar tiaras de flores, espadas de pirada e até ganzás, instrumentos musicais semelhantes a chocalhos, usados no samba e no maracatu.

Tudo com o auxílio de monitores, que utilizam materiais como tesouras sem ponta e cola fria.

Pais ou responsáveis não precisam acompanhar as crianças durante as oficinas; confira a seguir os locais e horários.

ANOTE NA AGENDA

OFICINA DE CONFECÇÃO DE MÁSCARAS
Uma arte-educadora auxilia a criançada a produzir máscaras inspiradas em figuras típicas do Carnaval, como a colombina, o pierrô e o arlequim. Enquanto as crianças fabricam seus adereços, ela ainda lê as "Histórias de Carnaval" infantojuvenis de Clarice Lispector (1920-1977), que falam sobre a origem da festa.
QUANDO sábado e domingo, 1º e 2/3, das 14h30 às 15h30
ONDE sob a tenda laranja do piso térreo da biblioteca de São Paulo - av. Cruzeiro do Sul, 2.630, parque da Juventude, zona norte; tel. (11) 2089-0800
INDICAÇÃO a partir de 7 anos
Veja mais informações no site

*

OFICINA DE CARNAVAL INFANTIL
Com materiais como cartolina, purpurina e guache, a criançada confeccionará máscaras de Carnaval e esponjas de banho coloridas na oficina, que também conta com espaço para brincar. As atividades ocorrem ao som de marchinhas carnavalescas e sob os cuidados de monitores, que colocam pulserinhas de identificação nas crianças.
QUANDO sábado, 1º/3, das 12h às 20h; domingo e terça, 2 e 4/3, das 14h às 20h
ONDE espaço Kids, no piso térreo do shopping Frei Caneca - r. Frei Caneca, 569, Cerqueira César, centro - tel. (11) 3472-2075
INDICAÇÃO de 3 a 12 anos
Veja mais informações no site

*

CARNAVAL INVADE O BRASIL
Nesta oficina, a criançada vai confeccionar máscaras, colares havaianos e até ganzás (espécie de chocalho), em grupos de 12 por sessão. A atividade dura em torno de 30 minutos e dispensa o acompanhamento dos pais. Ao lado da oficina, uma exposição tem fotos e textos sobre como o Carnaval é comemorado nas diferentes regiões do Brasil.
QUANDO todos os dias até terça, 4/3, das 12h às 20h
ONDE na praça de eventos, no 1º piso do shopping Continental - av. Leão Machado, 100, Jaguaré, zona oeste - tel. (11) 4040-4981
INDICAÇÃO de 4 a 12 anos
Veja mais informações no site

*

OFICINA EU FAÇO - ARTES E ATIVIDADES
A oficina oferece um kit para cada criança: ou o kit da espadinha de pirata (com papelão reciclado, fita crepe, figurinhas em E.V.A. ou feltro autoadesivo) ou o de colar havaiano e tiara de flores (com canudinhos e florzinhas de plástico, perpassadas por um cordão). Monitores orientam até 20 crianças por oficina, que dura cerca de 30 minutos.
QUANDO de 28/2 a 9/3, de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingos e dias 4 e 5/3, das 14h às 20h
ONDE no 3º piso do shopping Cidade Jardim - av. Magalhães de Castro (na pista local da marginal Pinheiros), 12.000, zona oeste - tel. 3552-1000
INDICAÇÃO de 4 a 10 anos
Veja mais informações no site


Endereço da página:

Links no texto: