Folha de S. Paulo


Zoológico nos EUA vai construir 'spa' para elefantes gordinhos; veja fotos

É difícil notar à primeira vista, mas os elefantes do zoológico de Oakland, na Califórnia (EUA), estão mais redondos do que deveriam, segundo o "The Wall Street Journal".

Sem o espaço ilimitado de seu habitat (as savanas ou florestas africanas), os bichos tendem a fazer menos exercício e a ultrapassar a marca de sete toneladas, peso médio de um adulto grande.

Em consequência, estão ficando com problemas de coluna e com dificuldades de reprodução.

Para colocá-los em forma, o zoológico está planejando construir uma espécie de "spa" para elefantes: uma reserva natural de 4.900 acres (aproximadamente 20 km²) vizinha ao zoo, onde eles poderão caminhar mais, emagrecer e ficar mais dispostos para se reproduzir.

De início, apenas três ou quatro elefantes iriam para o "spa", e a expectativa é que eles fiquem tão à vontade que, em 20 anos, tenham feito outros 12 elefantinhos.

Ainda de acordo com o jornal, um estudo recente mostrou que a obesidade não é um problema só dos elefantes de Oakland, mas de 75% dos elefantes de zoológicos nos Estados Unidos e no Canadá.

ONDE VER

É possível ver um elefante da mesma espécie dos gordinhos de Oakland no zoológico de São Paulo: é a Terezita, a elefanta africana da instituição.

Com grandes orelhas e dentes de marfim, ela é maior que seus dois colegas asiáticos que vivem no zoo paulista.

Veja a seguir o endereço e os horários para visitá-la.

ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO
ONDE av. Miguel Estéfano, 4.241, Água Funda, zona sul - tel. (11) 5073-0811
QUANDO de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h; fechamento da bilheteria às 16h30
Veja mais informações


Endereço da página:

Links no texto: