Folha de S. Paulo


No dia do quadrinho, saiba quem foi o primeiro quadrinista do Brasil

O quadrinho é uma expressão tão importante na cultura brasileira que até tem dia especial por aqui: 30 de janeiro. Você sabe por que essa data?

No ano de 1869, nesse mesmo dia, ocorreu a primeira aparição de um personagem fixo de quadrinhos no Brasil, o Nhô Quim.

O caipira, que se mudava do interior para o Rio de Janeiro, passava por diversas situações que expunham os contrastes da sociedade na época.

Assim, com um protagonista fixo, nascia a primeira HQ (história em quadrinhos) do país, "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte", publicada no jornal "Vida Fluminense".

O autor das aventuras, considerado o primeiro quadrinista do Brasil, era na verdade italiano: Angelo Agostini. Ele veio morar no Rio quando tinha 16 anos, e seu trabalho, marcado pela crítica social, influenciou quadrinistas de várias gerações.

FESTA

Para comemorar o dia do quadrinho nacional, acontecerá uma festa no Memorial da América Latina neste sábado (1º).

Nela, os melhores quadrinistas e cartunistas de 2013 receberão o chamado Troféu Angelo Agostini, concedido há 30 anos pela AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo).

Além da premiação, haverá uma série de atrações para adultos e crianças, especialmente no início do evento, às 13h. Um time de desenhistas, comandado por Flavio Vetillo, fará caricaturas do público de graça e haverá uma banca da livraria Comics, especializada em HQ, com livros e revistas do gênero.

Também serão lançadas diversas publicações, como o livro "Flaviolandia", do quadrinista Flávio de Almeida (que já trabalhou em "O Pasquim"), o "Birazine", com charges e caricaturas de Bira Dantas, e a revista "Mulherada", só com quadrinistas mulheres, como Natalia Forcat e Anita.

Todos os autores estarão pela festa para dar autógrafos.

*

ANOTE NA AGENDA

30º Troféu Angelo Agostini
QUANDO: 1º/2, a partir das 13h
ONDE: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, na praça Cívica do Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, zona oeste; tel. (11) 3823-4732)
QUANTO: Grátis
Veja programação completa do evento


Endereço da página:

Links no texto: