Folha de S. Paulo


Livro traz 'receita' para criar um planeta como a Terra

Nem sempre é preciso um enorme laboratório, cheio de aparelhos complicados, para fazer um experimento científico. Algumas das ideias mais importantes da ciência surgiram graças a "experimentos mentais" -ou seja, realizados só na cabeça da gente.

O livro "Como Fazer um Planeta" é um desses experimentos. No caso, para tentar explicar como surgem planetas como a Terra.

Com bom humor, o livro trata esse desafio como se fosse mais ou menos uma receita de bolo: com os ingredientes, o modo de fazer, o tempo em que tudo fica "no forno", e por aí vai.

Bem, o primeiro ingrediente talvez seja muito tempo livre. Afinal, a Terra existe há 4,5 bilhões de anos, e mesmo esse montão de séculos fica pequeno perto dos mais de 13 bilhões de anos de idade do nosso Universo.

Sem o surgimento das primeiras estrelas e galáxias (grandes conjuntos de estrelas) na "infância" do Universo, os ingredientes para "cozinhar" a Terra não teriam surgido.

O livro explica todo esse processo de um jeito divertido, assim como a importância de coisas como a Lua ou antigos cometas para que a Terra virasse um lugar no qual nossos ancestrais conseguiriam surgir.

Outra coisa importante: o livro também deixa claro que seres humanos existem há pouquíssimo tempo. Na receita da Terra, nós somos, no máximo, a cereja do bolo.

Divulgação
FOLHINHA - Livro
Ilustração do livro "Como Fazer um Planeta"

"COMO FAZER UM PLANETA"
AUTOR Scott Forbes (tradução Alexandre Boide)
EDITORA Vergara & Riba
PREÇO R$ 36,90
INDICAÇÃO a partir de 10 anos


Endereço da página:

Links no texto: