Folha de S. Paulo


Mandela tem sua vida contada em biografia para crianças

Como explicar para as crianças a importância de Nelson Mandela?

"Mandela - O Africano de Todas as Cores" abraça essa missão difícil. Conta a história do ícone sul-africano, que morreu no último dia 5, em um volume lindamente ilustrado, com direito a uma seção de "saiba mais", com palavras-chave e momentos importantes da vida de Mandela.

O livro começa falando de sua infância: o homem admirável de quem ultimamente tanto se fala era um menino de uma aldeia na África do Sul, tinha muitos primos, gostava de tomar leite da teta da vaca e de fazer graça com os cabelos brancos do pai.

O autor relata em frases simples a vida dura numa township (favela), o apartheid (política que tirava direitos dos negros), a revolta contra o racismo, a prisão de Mandela e sua libertação. E conclui com ele eleito, em 1994, o primeiro presidente negro do país onde 90% são negros.

Divulgação
FOLHINHA - Ilustração do livro
Ilustração do livro "Mandela - O Africano de Todas as Cores"

Faz um ótimo trabalho ao tentar explicar para crianças um mundo alienígena para elas, como um país sob regime de apartheid. Mas a tradução -o texto vem do original francês- às vezes escorrega.

Traz palavras como borralho (cinza quente com algumas brasas vivas, segundo o dicionário Houaiss), cisternas e sufrágios. Quantas crianças de 9 a 10 anos, idade a que se destina a obra, sabem o que significam essas palavras pouco usadas?

A obra também é tímida ao abordar a fase não pacífica de Mandela, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Ele não foi sempre um pacifista -fundou o braço (grupo) armado do CNA, o partido político que ajudou a levar ao poder, na África. Mas isso não chega a estragar o livro.

"MANDELA - O AFRICANO DE TODAS AS CORES"
AUTOR Alain Serres (tradução André Telles)
EDITORA Pequena Zahar
PREÇO R$ 39,90
INDICAÇÃO a partir de 9 anos


Endereço da página:

Links no texto: