Folha de S. Paulo


'Encontrei no videogame as glórias que me faltam no futebol', diz campeão dos games

Aos 11 anos, fui chamado para substituir o craque da minha turma em uma partida de futebol do campeonato interclasses do colégio.

A partida estava dura, e o placar apontava zero a zero. Foi quando recebi uma bola de frente para o goleiro -seria a minha consagração. Preparei o chute e... dei uma furada espetacular!

Ainda ouço o "Oooh" que ecoou no ginásio. No fim, apanhamos por três a zero.

Nunca fui um craque do futebol (embora também não tenha sido um pereba que era sempre o último a ser escolhido nas peladas), mas há um lugar onde sou o rei do campinho.

Peguei gosto por futebol no videogame. Estou há quase dois anos tentando ganhar todos os 64 campeonatos possíveis no Fifa 12 para iPad (ainda não consegui jogar o Fifa 13 e o 14).

Já levantei 59 canecos. Assim, encontro as glórias que me faltaram no futebol. Mas o mundo virtual serve mesmo para amenizar as frustrações que o meu time de coração acaba causando.

Ser são-paulino não tem sido fácil. Então, em vez de passar raiva com Paulo Miranda, Denilson e Wellington, prefiro vencer com equipes dos Estados Unidos, Escócia e Coreia do Sul.

Ah, se aquele ginásio dos meus 11 anos pudesse ver tudo isso...


Endereço da página:

Links no texto: