Folha de S. Paulo


Garoto escala John Lennon e outros astros do rock no futebol de botão

A bola começa com o goleiro Jimi Hendrix, que rapidamente passa para George Harrison iniciar a jogada. Ele abre na lateral para Axl Rose, que cruza para John Lennon dominar. O camisa 10 faz um passe em profundidade para Freddie Mercury, que recebe entre os zagueiros e faz o gol.

Assistir a essa partida de futebol, em que grandes astros do rock dividem o campo e batem uma bolinha, é o sonho de muitos fãs. O que parece impossível, já que vários desses músicos estão mortos, acontece três vezes por semana para Guilherme Gomes, 12.

"Treino futebol de botão todas as segundas, quartas e sábados há mais de um ano. Quando comecei a levar o esporte mais a sério, decidi encomendar um time personalizado", diz o garoto, que treina no clube da Vila Maria Zélia, zona leste de São Paulo.

Fã de rock, ele não teve dúvidas ao transformar os roqueiros das músicas gravadas em seu celular em verdadeiros artilheiros do futebol de botão (veja a escalação do time de Guilherme abaixo). Os nomes dos jogadores são colados com adesivos. E ele inventou até um escudo para o time, com duas guitarras e uma estrela. O preço de um time completo com botões feitos de acrílico pode ultrapassar os R$ 200.

Raquel Cunha/Folhapress
Guilherme Gomes, 12, se prepara para chutar uma bola com seu time de futebol de botão, em que jogadores são estrelas do rock
Guilherme Gomes, 12, (esq.) se prepara para chutar com seu time de futebol de botão, em que jogadores são estrelas do rock

A paixão pelo esporte começou com o pai. "Sempre o acompanhava nas competições, então decidi começar a treinar também", conta. O garoto tomou gosto, participou de torneios oficiais e, atualmente, é o oitavo colocado no ranking para menores de 18 anos da Federação Paulista de Futebol de Mesa.

"A rotina é a mesma do futebol normal. Treino jogadas, diferentes tipos de chute e de toques, finalização. Mas sou bem melhor no botão do que no campo. Faço mais gols", diz, enquanto finaliza com seu camisa 9, Jimmy Page.

A "Folhinha" deste sábado (30) vai contar a história de outros artilheiros como Guilherme. Craques de formas de diferentes de jogar futebol, eles são os reis do pebolim, do videogame e do botão. Mas na hora de colocar a chuteira e a bola no pé...

Veja abaixo a escalação do time de Guilherme.

ESCALAÇÃO

TITULARES

1 - Jimi Hendrix
2 - Steven Tyler
3 - Duff McKagan
4 - George Harrison
5 - Ringo Starr
6 - Axl Rose
7 - Slash
8 - Paul McCartney
9 - Jimmy Page
10 - John Lennon
11 - Freddie Mercury

RESERVAS

21 - Robert Plant
25 - James Brown
26 - Kurt Cobain


Endereço da página: