Folha de S. Paulo


É legal ou chato ficar banguela? Crianças falam sobre a troca dos dentes

Um vai e vem dentro da boca é o primeiro sinal: o dente está mole! Pode ser que ele saia na cadeira do dentista ou que a própria criança tire-o com a mão.

Também há chance de a responsável pela queda ser uma bela mordida numa maçã ou num picolé.

Foi com um belo "cof!" que Bruno Falcheti, 7, expulsou seu primeiro dente de leite. Ele tossiu tão forte que o dente que estava mole caiu no chão e sumiu por um tempo. Sorte a dele que conseguiu encontrá-lo depois.

Antes de dormir, colocou o dente embaixo do travesseiro e, na manhã seguinte, ao acordar, encontrou algumas moedas. Foram colocadas pela fada do dente, contou ele.
A troca de dentes de leite por outros permanentes pode doer um pouco, mas rende boas histórias.

Os dentes costumam ficar moles aos seis anos, em média. Nas meninas, pode acontecer um pouco mais cedo. É o caso de Gabriela Brisolla, 7, que, pouco antes dos cinco anos, já exibia uma "janelinha". O dente caiu quando ela mordeu uma batata frita, de tão mole que estava.

Eduardo Anizelli/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 11-09-2013, 20h00: Retrato das amigas Isabela (branco) e Gabriela (azul). A Folhinha fala sobre a troca de dentes na infancia. As duas amigas ja trocaram alguns dentes. A Gabriela tem uma historia de que ja tampou a boca em um passeio de montanha-russa por medo de perder o dente-de-leite- ela tem medo de sangue. A Isabela ja gosta de brincar de amolecer os dentes com a mao. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, FOLHINHA)
As amigas Isabela (à esq.) e Gabriela brincam com os dentes moles

"Eu quase engoli o dente pensando que era um pedaço de batata crua!", disse Gabriela. Ela ficou animada por ter sido a primeira da sua turma de escola a ficar banguela.

Porém, nas experiências seguintes, Gabriela ficou com medo, principalmente porque poderia sair sange, e fez de tudo para adiar a queda. Numa dessas, foi ao parque de diversões quando estava com um dente mole. Com medo de perdê-lo durante uma volta na montanha-russa, ela ficou o tempo inteiro com a mão na boca!

Já Isabela Covelo, 7, não consegue esperar muito para tirar um dente. Quando ela percebe que tem um mole, fica mexendo nele com a mão. "Dá um pouco de agonia, mas eu gosto."

O professor Marcelo Bonecker, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, explica que não há jeito certo para extrair (palavra usada pelos dentistas, que significa "retirar") os dentes.

Se ele estiver demorando muito para cair, é o caso de consultar um odontopediatra (dentista especializado no tratamento de crianças). Isso porque, às vezes, um dente de leite pode estar atrapalhando o nascimento do permanente.

"Nós temos técnicas para extrair esse dente de modo que doa o menos possível", afirma o dentista Bonecker. Então, coragem!


Endereço da página:

Links no texto: