Folha de S. Paulo


'Hoje faltam programas com humor leve', diz Chiquinha do seriado 'Chaves'

Os óculos, as sardas, a maria-chiquinha e até o choro (o famoso "ué, ué, ué, ué") continuam os mesmos.

A Chiquinha do seriado "Chaves" é a garota de sempre, a não ser por algumas poucas rugas no rosto e um aparelho no ouvido para escutar melhor.

"Não tire essa foto de tão perto porque mostra a minha idade", pede à reportagem, em tom de brincadeira, María Antonieta de las Nieves, 62. Ela dá vida à personagem que apareceu pela primeira vez na televisão há 42 anos.

Leticia Moreira/ Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 06-11-2013, 16h30: A personagem Chiquinha visita o Brasil, no Hotel Holiday Inn Parque Anhemb. (Foto: Leticia Moreira/ Folhapress, FOLHINHA)
María Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha, em São Paulo

A atriz mora no México, onde "Chaves" foi produzido, e está pela primeira vez no Brasil para fazer três apresentações em que volta a interpretar Chiquinha.

"Vou cantar, dançar, contar histórias e, claro, homenagear a vizinhança do 'Chaves'. Vai ser muito bonito, todo mundo vai chorar", diz sobre os shows, no Rio, em São Paulo e em Porto Alegre.

María Antonieta segue o caminho de Carlos Villagrán (o Quico) e Edgar Vivar (o Senhor Barriga), que também visitaram o Brasil neste ano para apresentações. "Espero que meu show esteja cheio como o deles. Os fãs daqui são muito carinhosos. Mas as coisa mudaram muito desde que começamos."

Principalmente o público, que envelheceu com os atores. "Quem vai aos shows é o adulto que quer relembrar os personagens. A criança hoje é muito diferente da dos anos 1970."

Mesmo assim, "Chaves" continua um sucesso, inclusive entre os mais novos. Segue no ar mais de 30 anos após a estreia no Brasil e virou desenho animado. "Isso acontece porque faltam programas a que a família assista junta, com humor leve. 'Chaves' preenche esse espaço", diz.

ISSO, ISSO, ISSO...

Chaves é um órfão que mora num barril. A história dele e de sua turma (Chiquinha, Quico, Seu Madruga e outros) estreou no México nos anos 1970 e no Brasil em 1984. É exibida hoje SBT, no Cartoon (desenho) e no Netflix (série e desenho).

*

"FIJATE, FIJATE, FIJATE" - SHOW DA CHIQUINHA
QUANDO amanhã, às 17h
ONDE Carioca Club (r. Cardeal Arcoverde, 2.899), São Paulo
QUANTO de R$ 80 a R$ 500 (classificação livre)


Endereço da página:

Links no texto: