Folha de S. Paulo


Espetáculo infantil e CDs trazem canções dos avós, bisavós e tataravós

Presente de vô vem sempre cheio de lembrança. Não é diferente no novo espetáculo musical do grupo mineiro Ponto de Partida e do coral Meninos de Araçuaí, "Presente de Vô", que tem apresentações sexta (8/11) e sábado (9/11), no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

No show, Cambeva, Zalém, Calunga, Temporina, Deolinda e Sonhambulantes, entre outros personagens inspirados na obra do escritor angolano Mia Couto, contam histórias e cantam músicas que foram pesquisadas no baú dos avós.

"A gente investigou nossa herança familiar e a da nossa nação. Encontramos um material tão rico, foram tantas canções, que não cabia num CD só", diz Regina Bertola, diretora-geral do trabalho, que reúne o espetáculo musical e a coleção com quatro CDs também chamada "Presente de Vô" - "A Oficina do Cambeva", "Temporina Já Foi Menina?", "Zalém e Calunga" e "Sonhambulantes". O projeto tem patrocínio do Programa Natura Musical.

Para compor o repertório dos quatro CDs, o grupo pesquisou a ancestralidade da música brasileira. "Nós falamos para os meninos [os de Araçuaí]: 'Tem uns avós que vocês precisam conhecer'", lembra Bertola.

Na pesquisa, foram ouvidos os avós dos Meninos de Araçuaí, que moram no Vale do Jequitinhonha. Ele também foram ouvir as canções dos bisavós e até tataravós de origens indígenas, portuguesas e africanas e remexeram no baú dos avós da música popular brasileira.

O resultado mistura batuques mineiros, cirandas guaranis, canções de ninar africanas e músicas de Tom Jobim ("Trem de Ferro"), Chico Buarque (Mambembe") e Lamartine Babo ("Voltei a Cantar"), entre outros. Há também canções originais do Ponto de Partida, como "Vem de Longe" e "Sonho de Menino". No total, os quatro CDs reúnem 44 músicas, a maioria com arranjos do grupo Pau Brasil.

"Com esse repertório, a ideia era mostrar para os meninos como a gente é diverso e rico e como isso nos faz melhores e maiores. Quem não sabe quem é não sabe para onde vai", afirma Bertola.

Se muitas dessas canções andavam esquecidas, são os personagens como o avô Cambeva, restaurador de lembranças, e Zalém e Calunga, catadores e catalogadores de memórias, que nos ajudam a resgatar essa herança musical.

AGENDA

Musical "Presente de Vô"
Onde: Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 2 do parque Ibirapuera)
Quando: sexta (8/11), às 21h; sábado (9/11), às 18h
Quanto: R$ 20

Coleção "Presente de Vô"
Títulos: "A Oficina do Cambeva", "Temporina Já Foi Menina?", "Zalém e Calunga" e "Sonhambulantes"
Onde: à venda nas unidades da Livraria Cultura
Quanto: R$ 89,90 (4 CDs)

Divulgação
Crianças participam do espetáculo
Crianças participam do espetáculo "Presente de Vô"

Endereço da página: