Folha de S. Paulo


'Brinquedos são para todos', diz criador de monstros que são sucesso entre meninas

O designer Garrett Sander é o "pai" das bonecas Monster High. Em 2007, ele propôs à empresa norte-americana Mattel a criação de uma linha de bonecas cujas personagens eram filhas e filhos de personagens de filmes e histórias de terror.

Em entrevista por e-mail à "Folhinha", Sander cfalou sobre o sucesso da linha de brinquedos e sobre sua nova coleção, inspirada em personagens de contos de fada e com lançamento previsto para 2014 no Brasil.

*

Folhinha - Qual a chave do sucesso de Monster High?
Garret Sander - Todo mundo se sente diferente em algum momento da vida, principalmente na escola. Foi isso que inspirou a criação de Monster High. Com a marca, procuramos mostrar que se sentir diferente faz parte da vida e são essas diferenças que nos tornam únicos. Como diz a Frankie, "libere o seu lado único!".

Qual a principal mensagem que as bonecas transmitem para as crianças?
Ser única, ser você, ser Monster High. Não existe problema em ser diferente, todos nós somos e devemos aprender com o que nos torna únicos.

Antes do surgimento das bonecas, os brinquedos de monstros eram principalmente voltados para os meninos. Como foi tornar esses personagens interessantes para as meninas?
Brinquedos foram feitos para divertir todo mundo. O que fizemos foi criar algo diferente, que ajudasse a conquistar um público engajado e com vontade de aprender coisas novas.

Recentemente, filmes e livros tornaram vampiros e lobisomens em personagens amigáveis. Isso contribuiu para o sucesso de Monster High?
Nossos monstros deixaram os hábitos assustadores de seus pais para criar um estilo próprio. Esta abordagem tem sido parte de nossa marca desde o início. Nós criamos perfis divertidos e modernos para nossos personagens. A Draculaura, por exemplo, pode ser um vampiro, mas ela é um vampiro vegetariano.

Qual foi o monstro mais difícil de ser adaptado?
Nós não nos deparamos com um monstro que tenha sido difícil de adaptar, é mais sobre como encontrar o equilíbrio perfeito entre estranheza e estilo.

E a próxima série, Ever After High? O quanto esses personagens são parecidos aos de Monster High?
Trabalhei no conceito inicial e na história de Ever After High ao lado de um grupo incrivelmente talentoso. Monster High trata de celebrar as diferenças (próprias e dos outros). Ever After High fala sobre traçar seu próprio destino. Você não tem que seguir um caminho definido, você pode escrever e reescrever a sua história.


Endereço da página:

Links no texto: