Folha de S. Paulo


Exposição retrata como são jogadas as 'peladas' pelo Brasil

Para fazer a exposição "Bola de Rua", o fotógrafo Caio Vilela viajou pelas cinco regiões do país para flagrar os momentos em que o futebol está despido de todo o seu "glamour": quando é jogado nas ruas, muitas vezes por pés descalços e em campos de terra.

"O objetivo é mostrar o futebol acontecendo em várias paisagens e protagonizado por diversos tipos de brasileiros: caboclos, indígenas e quilombolas", diz Vilela.

A mostra reúne fotos do livro "Futebol-Arte: do Oiapoque ao Chuí" publicado no início deste ano, além de outras imagens inéditas.

A ideia de fotografar o futebol surgiu em 2004. "Estava em uma viagem no Irã e fiz uma foto de uma molecada jogando bola, em frente a uma fachada de arquitetura islâmica", disse. A imagem despertou nele o interesse de mostrar o esporte como um idioma universal.

Seu livro "Futebol sem Fronteiras", de 2009, reúne retratos de futebol de rua que o fotógrafo fez em 26 países.

Na viagem feita pelo Brasil em 2012, chamaram a atenção dele as "peladas" que acontecem na Paraíba, em Olinda e no Amapá.

"Na caatinga paraibana, o futebol levanta uma poeira enorme. Já em Olinda, retratei a 'pelada' que acontece diariamente no centro histórico. No Amapá, os meninos aproveitam quando a maré da orla do Rio Amazonas baixa e jogam descalços o 'futilama'", conta.

Além da exposição, em cartaz até 16 de novembro em São Paulo, nos dias 9 e 10 de novembro o fotógrafo fará duas palestras gratuitas no Sesc Belenzinho.

No evento, Vilela irá falar sobre seu trabalho como documentarista e da experiencia com o futebol pelos cantos do Brasil e do mundo. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo e-mail tuva@tuvaeditora.com.br. As vagas remanescentes serão preenchidas no local, por ordem de chegada.

PARA CONFERIR

Bola de Rua
QUANDO de 3 a 16/11, das 7h às 22h, de segunda a sábado, e das 10h às 22h, aos domingos e feriados
ONDE Conjunto Nacional (entrada pela r. Padre João Manuel, 100)

Palestras
QUANDO 9 e 10/11, às 16h30
ONDE Sesc Belenzinho (r. Padre Adelino, 1.000; tel. 0/xx/11/2076-9700)

QUANTO grátis


Endereço da página:

Links no texto: