Folha de S. Paulo


Picasso faria 132 anos hoje; saiba mais sobre o quadro "Guernica" e o cubismo

Na Espanha, há 132 anos, nascia Pablo Picasso. Pintor e escultor, ele viveu grande parte da sua vida na França e, mesmo anos depois de sua morte, continua inspirando artistas pelo mundo.

Ao longo de sua carreira, ele experimentou diferentes técnicas e estilos. Por ser um dos fundadores do cubismo, movimento artístico que estudamos na escola, não é difícil reconhecer um quadro pintado por Picasso.

Uma de suas obras mais famosas é "Guernica", que retrata uma cena de destruição após um conflito em uma cidade espanhola.

Leia trecho de reportagem produzida pela "Folhinha" em 1987 sobre movimentos da arte e entenda melhor o cubismo.

*

Divulgação
"Guernica" representa o massacre da cidade durante a Guerra Civil espanhola, a obra foi pintada por Picasso em 1937

Cubismo

Em 1908 aconteceu a primeira exposição dos cubistas. Eles achavam que era preciso simplificar a natureza, usando formas geométricas, como cilindros e cubos, para pintar uma figura.

O espanhol Pablo Picasso (1881-1973) pintou a tela "Mulher no Espelho", em 1932, usando cores quentes, para mostrar a figura do espelho bem sensual.

Ela pode ser vista de vários ângulos, estando seu rosto de perfil e de frente. Os cubistas abriram caminho para a pintura abstrata, onde se pinta aquilo que só existe na imaginação dos artistas.


Endereço da página: