Folha de S. Paulo


Feira de ciência tem corrida de baratas e futebol com robôs

Oficinas de remo, capoeira, trilhas ecológicas, futebol entre robôs e até corrida de baratas.

Essas e tantas outras atividades fazem parte da Feira de Ciências da USP, que começa amanhã (23) no parque Cientec e vai até o sábado (26).

Dividida em duas tendas, a feira reúne acervos de museus, institutos, faculdades da USP e de outras instituições e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Cerca de 200 monitores serão responsáveis por acompanhar crianças e adolescentes e ensinar noções de física, química e ciências. "Nossa intenção é divulgar o conhecimento de modo mais interativo e lúdico", afirma o coordenador do evento, o professor e geólogo Fábio Andrade.

Divulgação
Crianças na feira de ciências da usp em 2012
Menino observa microscópio no evento de 2012

Com o tema "Ciência, saúde e esporte", o evento conta também com atividades mais abrangentes, como exposição de fósseis, corrida de baratas e até lutas entre robôs e partidas de futebol entre as máquinas e pessoas.

Alguns expositores convidam o público não apenas a observar, mas a brincar e se exercitar nas oficinas de remo, jumping, caratê e badminton. Além disso, quem se interessar pode participar da trilha no parque --que possui 120 hectares de mata atlântica.

As atrações fixas do local também estarão abertas ao público durante a feira. No planetário, por exemplo, os visitantes podem viajar no espaço e conhecer diferentes planetas e sistemas estelares.

As crianças também terão acesso a vários experimentos científicos. Podem conhecer como é o processo da revelação digital, usado para solucionar crimes, mexer em equipamentos de geofísica, explorar o corpo humano, além de realizar exercícios físicos e até praticar ginástica com as cordas vocais.

"O nosso desafio é fazer com que as pessoas percebam que o mundo não é separado em disciplinas, está tudo misturado e essa combinação é que faz com que tudo funcione bem", diz Andrade.

PARA CONFERIR
Evento Integrado da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013
QUANDO de 23 a 26 de outubro, das 9h às 16h
ONDE parque Cientec (av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda - próximo ao Zoológico; tel. 0/xx/11/5077-6304/6312)
QUANTO grátis


Endereço da página: