Folha de S. Paulo


Pesquisa Datafolha mostra que 38% das crianças de São Paulo leem notícias

Numa época em que bebês brincam com tablets antes de aprender a falar e que crianças conversam por meio de redes sociais, o público infantil tem interesse em ler notícia?

Pesquisa inédita do Datafolha mostra que sim. Segundo levantamento feito na cidade de São Paulo, 38% das crianças de seis a 12 anos leem notícias em algum meio de comunicação. Entre elas, 35% se atualizam pelo computador, enquanto 20% leem jornal em papel e 12% veem notícias no tablet (veja dados abaixo).

A "Folhinha" visitou os colégios Porto Seguro, Santi e Mackenzie, em São Paulo, para saber como os alunos leem notícia.

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Aluno do colégio Porto Seguro que leem notícias em papel ou no meio digital
Aluno do colégio Porto Seguro que leem notícias em papel ou no meio digital

TABLET E JORNAL

Marina Zullo, 9, cujos pais assinam três jornais diferentes, prefere o meio digital. "Leio tudo no tablet. Minha mãe baixou o Flipboard, que é um aplicativo que reúne notícias de um mesmo assunto. Aí não perco tempo", conta.

Para Ana Carolina Garcia, 10, a facilidade do tablet é também o formato. "As folhas de papel são muito grandes e difíceis de virar. Então, eu me atualizo sobre música, teatro e cinema sempre no iPad."

Algumas crianças, porém, preferem o papel. "Leio todas as semanas o caderno de esportes. Só vou para a internet se quero ver algum vídeo. O papel não tem problema de conexão", afirma Caio Rudloff, 9.

Para Mauro Paulino, diretor do Datafolha, o resultado foi uma surpresa. "Achei o número alto. Praticamente não existem pesquisas sobre o tema porque há uma ideia de que criança não se interessa por notícia", diz. "Mas hoje o jovem lê muito. Esse estímulo à leitura o leva a também ler notícias", completa.

A pesquisa foi feita com os pais das crianças, entre 2 e 3 de setembro de 2013. Entrevistou 615 moradores da cidade de São Paulo e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Filipe Rocha/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: