Folha de S. Paulo


Evento mistura jogos de videogame e literatura no interior de São Paulo

Livros infantis, jogos de videogame e oficinas de arte. Áreas que parecem não ter nada em comum se conectam no Festival Ligação, que acontece em Taubaté (a 130 km de São Paulo).

A programação utiliza os espaços do verdadeiro Sítio do Picapau Amarelo, onde o escritor Monteiro Lobato passou sua infância. "É um evento para crianças, por isso a escolha do lugar. Se literatura, artes e games são coisas separadas, procuramos fazer aproximações", diz Gilson Schwartz, curador do festival.

Angelo Rubim/Divulgação
Crianças no Festival Ligação, em Taubaté
Crianças no Festival Ligação, em Taubaté

Uma dessas aproximações são os jogos do Game for Change, que apresentam temas sociais sob a forma de jogos eletrônicos.

"A ideia não é apenas entretenimento. Mas trazer conteúdo junto ao game, de forma divertida. Pode ser conceitos de história, propostas para escrever textos, noções de problemas globais", conta Schwartz.

As crianças poderão testar o game Ludwig, feito em parceria com o UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha. Inédito, o jogo apresenta conceitos de química, biologia e física.

"Mas não é um jogo educativo, em que a criança aprende respondendo a perguntas. É um jogo interessante, com história, que prende a atenção. O aprendizado se torna mais leve."

A programação, que vai até domingo (13), pode ser vista no site.

PARA CONFERIR

Festival Ligação
QUANDO até domingo (13), a partir das 9h
ONDE Sítio do Picapau Amarelo (av. Monteiro Lobato, s/nº, Taubaté)
QUANTO grátis


Endereço da página:

Links no texto: