Folha de S. Paulo


Maratona de teatro, música e mais de 70 atividades infantis começa em São Paulo

Apresentações de dança, música, teatro, sessões de cinema, exposições e oficinas. De 11 a 20 de outubro, unidades do Sesc de São Paulo recebem mais de 70 atividades nacionais e internacionais dedicadas ao público infantil.

Entre as atrações musicais, Tom Zé e Hélio Ziskind, conhecidos pelo público adulto, fazem apresentações inéditas para crianças. Confira abaixo uma seleção de atividades que fazem parte da programação "O Que É, O Que É? Artes para Crianças".

TEATRO

A peça "Festa de São Jorge Menino" é encenada pela primeira vez pela Cia. São Jorge de Variedades. O espetáculo aborda os rituais das festas populares, ao mesmo tempo em que transforma a plateia em protagonista.

Outra montagem inédita no Brasil é a holandesa "Mama Pia", do Teatro Munganga, cujo tema é o medo do desconhecido.

"Algumas Aventuras das 20.000 Léguas Submarinas", com direção de Antonio Carlos Bernardes, é um espetáculo inspirado no livro clássico de Júlio Verne.

O espetáculo circense "As Crônicas do Laboratório", da Labokracboom Company, mistura o universo do picadeiro com dança e teatro.

No francês "O Domador de Sonimais", o ator Christophe Pujol interpreta um palhaço disfarçado de domador, ele conversa com personagens criados por um sistema de alto-falantes.

Já a portuguesa Sílvia Real vive Domicília, uma dona de casa obcecada por limpeza, no espetáculo de dança "Tritone".

No espetáculo "Uma Manhã Parti...", do grupo chileno Teatro La Ocasión, os bebês podem fazer um passeio pela natureza através da imaginação, assim como na instalação "Tum-Tum", da Cia. dos Pés Pequenos, onde eles são convidados a viajar por ritmos, movimentos e sons.

LITERATURA, CINEMA E MÚSICA

As chamadas "Bibliotocas" são espaços de leitura temáticos, enquanto os "Sarauzinhos" possibilitam a experimentação artística em torno da palavra falada, narrada e lida.

No "Quarto da Lala" serão exibidos episódios da série e crianças podem conhecer os seus brinquedos. Serão realizadas também atividades de desenho, massinha e fotografia. Já o "Cinematografinho" é um terminal interativo que estimula as crianças a "fazer cinema", a partir de imagens em movimento.

A "Mostra de Animação Walter Tounier" homenageia o diretor uruguaio e exibe curtas como "Nosso Pequeno Paraíso", de 1983.

A mostra com gravuras do artista carioca Athos Bulcão (1918-2008) permite ao público a combinação de novas formas e cores a partir de suas obras.

Na instalação "Seu Cabeça de Pop" é possível construir grafites sem usar as mãos, apenas com movimentos da cabeça e dos olhos. "O Caminho do Som", por sua vez, permite caminhar e dançar sobre quadrados mágicos, compondo peças musicais.

O grupo português "Casa da Música" se apresenta para crianças de três meses a seis anos com canções de compositores clássicos, como Johann Sebastian Bach e Johannes Brahms.

Confira a programação completa e os endereços das unidades no site


Endereço da página:

Links no texto: