Folha de S. Paulo


Sabia que o filhote de jacaré é 'carente'? Saiba mais sobre a infância dos bichos

Em 11 de outubro de 1997, a edição de Dia da Criança da "Folhinha" mostrou a a infância de filhotes de aves, mamíferos e répteis.

Você sabia que os temidos jacarés e crocodilos são os répteis mais "carentes" quando nascem? E que os fundadores de Roma, segundo conta a lenda, foram amamentados por uma loba?

Leia abaixo essas curiosidades.

*

Bebês independentes

Quando os répteis nascem, eles estão prontos para viver sozinhos. "São miniaturas dos adultos", diz o biólogo Flavio Molina.

Os répteis crocodilos e jacarés são os únicos que ficam com as mães por um tempo. Quando eles não conseguem sair dos ovos sozinhos, a mãe coloca o ovo na boca e quebra a casca com os dentes, sem machucá-los.

Se eles estão em perigo, emitem um som, e logo aparece um grandão para protegê-lo. Assim como a pata, a mãe mostra o caminho das águas para os pequenos. Eles até nadam com ela, como os patinhos.

Reprodução
Filhote de crocodilo na boca da mãe. [FSP-Folhinha-11.10.97]*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
Os filhos de crocodilianos (como o da foto) são os únicos répteis a ficarem com a mãe por um tempo. Para protegê-los, ela chega a colocá-los na boca

Filhotes de loba

Conta a lenda que os fundadores de Roma, Rômulo e Remo, quando eram bebês, foram amamentados por uma loba até serem achados e criados por pastores de ovelha.

A loba teria achado os bebês na base do monte Palatino, depois de terem sido lançados no Tibre e levados pela correnteza.

Eles foram jogados no rio porque Amúlio, tio de Réia, mãe dos meninos, havia obrigado a sobrinha a não ter filhos. Quando Réia teve os dois, ele a condenou à morte e ordenou que as crianças fossem lançadas ao rio.

Aves Dependentes

Algumas aves saem do ovo e dependem dos pais para tudo, como os chapins-azuis.

Esses pássaros nascem só com uma penugem. "Os pais deixam o ninho em busca de alimento", diz o biólogo Luiz Francisco.

Não ficam longe por muito tempo. Tem de dar comida em pequenos intervalos. Os filhotes, ao perceberem os pais, abrem o bico para serem alimentados.

Outras aves, como os pintinhos, deixam logo o ninho e se alimentam observando os adultos.


Endereço da página: