Folha de S. Paulo


Amanhã é Dia de São Francisco de Assis; conheça a história do protetor dos animais

Em 4 de outubro é comemorado o dia de São Francisco de Assis, que morreu em 3 de outubro de 1226.

Nas imagens e nas esculturas, ele sempre é representado cercado de vários pássaros, por ser considerado o santo dos pobres, padroeiro dos animais.

O papa Francisco, que visitou o Brasil recentemente, usa esse nome em homenagem ao santo.

Leia na íntegra reportagem publicada na 'Folhinha' em 1973 e saiba mais sobre sua vida.

*

A vida de São Francisco de Assis, na sua mocidade, não tinha nada daquela simplicidade e doçura geralmente associada à sua pessoa. Ele vivia e agia como todos os jovens ricos e elegantes de fins do século XII, trajando-se sempre de acordo com a moda mais requintada.

Mas alguma coisa aconteceu que mudou completamente sua maneira de viver. Foi durante a guerra entre Assis, sua cidade e Perusia, que S. Francisco foi feito prisioneiro e teve uma visão, que era uma mensagem, que lhe dizia que devia tornar-se bom e doar aos necessitados todos os bens que possuía.

Daí para a frente, São Francisco passou a tratar todas as criaturas, até as mais brutas e selvagens, como amigas. O Sol, a Lua, ele os chamava de irmão e irmã. Além disso, adquiriu grande poder sobre os animais.

No dia em que morrei, todos puderam presenciar um enorme bando de cotovias voar e cantar sobre a casa em que seu corpo era guardado.

1.jul.1973/Folhapress
1.jul.1973/Folhapress Descrição: Folhinha página 2, 1º de julho de 1973 http://acervo.folha.com.br/fsp/1973/07/01/32/
Ilustração de São Francisco de Assis publicada na 'Folhinha', em julho de 1973

Endereço da página: