Folha de S. Paulo


Dia do Idoso é hoje, mas já foi comemorado em outra data; saiba o porquê

Em outubro, não só as crianças tem o seu dia. Os mais velhos também.

No dia 1º comemora-se o Dia do Idoso. Porém, há alguns anos, esse data era celebrada em 27 de setembro.

Marly Cortez, Presidente do Conselho Nacional do Idoso, conta o porquê: "Em razão da criação do Estatuto do Idoso, no dia 1º de outubro de 2006, a data foi transferida".

Ela explica também que "terceira idade" é uma expressão que se popularizou muito rápido no vocabulário brasileiro e que foi adotada por ser, na opinião dela, uma forma de tratamento mais adequada, que não possui conotação negativa.

Segundo ela, o termo "melhor idade" não é tão usado por não corresponder à realidade. "Eventualmente a velhice pode até ser a melhor idade, mas via de regra não é", afirma Cortez.

Leia reportagem da "Folhinha" publicada em setembro de 1974, quando o Dia do Idoso --então chamado de Dia do Ancião-- era comemorado em 27 de setembro e saiba mais sobre essa data.

*

22.set.1974/Folhapress
Acervo Folhinha - 22 de setembro de 1974, página 14 =
Ilustração publicada na "Folhinha" em 1974

No dia 27 de setembro comemora-se o Dia do Ancião. Quando pensamos num ancião vemos, muitas vezes a figura do nosso avô, ou bisavô, ou tio, alguém de quem gostamos muito, que admiramos.

São os velhinhos que nos contam maravilhosas histórias de tempos que não conhecemos, mas que se tornam vivas nas suas vozes.

Mas, muitas vezes, ser um velhinho é muito difícil. E é pior quando já não se tem família para se amar e se vive meio abandonado.

Por isso todos os anciãos precisam muito que lhes mostremos o quanto nós os queremos bem, os admiramos e apreciamos.

Assim, se você não tem um vovô para visitar neste dia, por que não pede para mamãe levá-lo a um asilo e não bate um papo gostoso com os velhinhos de lá?


Endereço da página: