Folha de S. Paulo


Gosta de fotografia? Confira dicas de professora para tirar fotos melhores

Nas ruas, em praças, nos parques, é cada vez maior o número de pessoas que usam as câmeras de seus celulares para fazer fotografias.

Esse hábito do ser humano é antigo. Quando ainda vivia em cavernas, o homem tinha o costume de registrar imagens com pinturas nas paredes.

Depois vieram as máquinas fotográficas, o cinema e a televisão.

Em reportagem de 25 de maio de 1986, antes das câmeras de celular, Landa Pinheiros, professora de cinema para crianças, deu dicas de como usar a câmera. Apesar do avanço da tecnologia, essas regras valem até hoje.

Leia na íntegra e experimente em casa.

*

Enquadramento e angulação

O mundo está cheio de imagens que têm cor e movimento. Quem capta essas imagens são os nossos olhos. Mas é o nosso cérebro quem interpreta e registra as imagens, colocando-as no nosso arquivo, que é a memória.

Com o tempo, esquecemos muitas dessas imagens e, por isso, o homem, desde o tempo das cavernas, sempre procurou registrar algumas imagens, através do desenho e da pintura.

E séculos se passaram até que a fotografia, o cinema e a televisão fossem inventados, possibilitando à humanidade guardar as imagens da sua história de uma maneira mais fiel.

Tanto o cinema, como a TV e a fotografia se aplicam também às artes. Os artistas podem se expressar através deles, transmitindo suas emoções, ideias e noções de beleza.

Quando queremos fotografar algo, olhamos através do visor da câmera, enquadramos e... clique, batemos a foto. Para enquadrar bem, precisamos saber exatamente o que queremos dizer com ela. Já falamos nisso na aula passada. Podemos nos afastar ou nos aproximar daquilo que estamos fotografando. Como também podemos variar a angulação.

Assim, a forma como enquadramos (próximo ou afastando do objetivo) e a angulação que usamos (câmera alta ou baixa) vai influir muito naquilo que queremos dizer com a foto. Preste atenção nas fotografias, nos filmes e nos programas de televisão e repare na maneira como a câmera enquadra o que está em cena.

A história em quadrinho também está cheia desses exemplos, pois o artista, às vezes, desenha como se usasse uma câmera.

Ilustração Orlando
Acervo Folha - Folhinha - página 3 - 25/05/1986 - Aula de Cinema: Enquadramento e angulação
Publicada na 'Folhinha' em maio de 1986, ilustração dava dicas para crianças de como filmar e fotografar

Caixa de sapatos

Você também pode se exercitar no enquadramento e angulação, usando uma câmera fotográfica.

Se não tiver uma, usa a nossa velha câmera de caixa de sapatos (figura 4): um furinho de uma lado (o visor) e um quadrado do lado oposto (a lente). Agora olhe as coisas variando o enquadramento e a angulação.

Aproxime-se, afasta-se, câmera alta, câmera baixa. Se você quiser, desenho o que estiver vendo através da câmera.

Você pode até montar uma historinha depois, que tal? O importante é sacar que tudo isso faz parte da linguagem do cinema.

Na próxima aula daremos nomes aos bois. Isto é, os nomes de cada tipo de enquadramento. Até lá.


Endereço da página: