Folha de S. Paulo


Filhote de baleia pesa 1.300 kg quando nasce; saiba mais sobre esses animais

Foi divulgada hoje a foto de uma baleia branca pintando, com um pincel especial, um quadro em um parque aquático no Japão.

Diariamente é possível ver fotos e vídeos de apresentações nas quais as baleias fazem movimentos ensaiados e nadam com seres humanos. Além disso, elas possuem uma forma de comunicação sofisticada: através da emissão de sons, que se propagam por muitos quilômetros.

Yoshikazu Tsuno/AFP
A Beluga paints a picture with a special paintbrush at the Hakkeijima Sea Paradise aquarium in Yokohama, suburban Tokyo on September 17, 2013. The aquarium will show the Beluga's new attraction from the end of this month. AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNO ORG XMIT: TOK2158
Beluga (baleia-branca) pinta quadro com pincel especial em parque aquático de Yokohama, no Japão

Em agosto de 1993, várias baleias visitaram o litoral brasileiro, a procura de água quente para amamentar e se reproduzir. Nessa época a "Folhinha" fez uma reportagem sobre esses animais, que estavam ameaçados de extinção, e com curiosidades sobre alimentação, idade e reprodução.

Confira a íntegra do texto abaixo.

*

Baleias visitam o litoral brasileiro

Uma turma de baleias resolveu nadar no Brasil. Nesta época, elas procuram as águas quentes da costa brasileira para amamentar e se reproduzir. As baleias que estão passando por aqui vêm do sul do Argentina, onde é frio. Em julho, uma baleia de 12 metros, com seu filhote de 4 metros, apareceram no litoral norte de São Paulo.

Em 1985, foi proibida a caça da baleia no mundo, porque esses mamíferos estavam ameaçados de extinção. Em países como o Japão, Noruega e Finlândia, muitas pessoas comem carne de baleia. Em maio, a 45ª Reunião Anual da Comissão Internacional de Pesca da Baleia manteve por mais de um ano a proibição de caça a baleia.

Esses países não concordaram com a decisão e ameaçam voltar a caçar baleias para fazer bife, sopa e até sorvete.

*

Pesquisador encontra baleias-corcundas

Em janeiro, fui para a Antártida, aquele continente cheio de gelo, na parte de baixo da Terra.

Toda manhã, eu saía com dois cientistas, e pegávamos peixes para a pesquisa. Certo dia, em vez de gelo, havia duas baleias nadando na praia. Não ficamos com medo. Colocamos o bote na água e fomos ver as baleias.

Quando chegamos perto, elas mergulharam. Ficamos sem saber para onde ir. Mas cinco minutos depois, elas surgiram a 200 metros do barco. Nós tivemos sorte: uma baleia pode ficar até 90 minutos embaixo d' água. Paramos apenas a dois metros delas, e desta vez elas não fugiram e pudemos ver que eram da espécie baleia-corcunda.

*

Como é o maior mamífero da terra

CORPO - A pele das baleias é lisa, sem pelos. Debaixo da pele, elas possuem uma camada de gordura de até 50 centímetros. Essa gordura protege as baleias do frio, conservando seu corpo quente. As baleias tem o nariz no alto da cabeça, por onde soltam o jato de água.

ALIMENTAÇÃO - A maioria come plâncton (plantas do mar). Aquelas que vivem perto da Antártida também se alimentam de "krill" (tipo de camarão).

IDADE - A quantidade de cera no ouvido diz quantos anos uma baleia tem. As baleias vivem perto de 30 anos.

REPRODUÇÃO - o bebê-baleia demora 12 meses para nascer. Um filhote de baleia azul, a maior do mundo, nasce com cerca de seis metros de comprimento e é amamentado pela mãe até ter o dobro do tamanho.

CAÇA - Os caçadores matam baleias principalmente para tear o óleo que elas têm debaixo da pele, que é usado para fazer margarina, sabão, giz-de-cera, verniz, tinta e perfume.

*

Filhote pesa 1.300 quilos quando nasce

As baleias-corcundas vivem em todos os oceanos. Elas nascem com 4,5 metros de comprimento e já pesam 1.300 quilos. O filhote só para de mamar quando tem um ano de idade e 8 metros de comprimento.

As baleias-corcundas que encontrei nas águas geladas da Antártida tinham uma barbatana pequena nas costas e estavam com a testa cheia de cracas. Cracas são um tipo de concha matinha que se prende nas pedras e cascos dos navios. A parte das baleias que ficava para fora da água era maior do que o barco onde eu estava.

O nariz, por onde ela solta o jato de vapor, tinha quase um metro. Elas tinham uns 15 metros de comprimento. O mesmo que quatro fusquinhas, um na frente do outro.


Endereço da página: