Folha de S. Paulo


Nova novela tem menina budista; conheça crianças que seguem a religião na vida real

Na novela "Joia Rara", que estreia nesta segunda na Globo, a menina Pérola (interpretada pela atriz Mel Maia, 9) é considerada a reencarnação de um monge budista. Precisa aprender sobre a religião para ser uma líder espiritual.

No Brasil, há cerca de 240 mil praticantes do budismo, religião que prega a busca da felicidade através da meditação. Meditar é ficar concentrado, tentando não pensar em nada. É uma forma de aprender a se tornar mais calmo.

Garota budista teve pedaço do cabelo cortado no batismo; leia entrevista

Não se sabe ao certo quantos desses 240 mil são crianças, mas há meninos e meninas que são criados seguindo essa religião.

Tomas Rangel/Folhapress
Mel Maia, 9, faz pose de meditação na festa da novela
Mel Maia faz pose de meditação na festa da novela "Joia Rara".

Carolina da Costa, 10, acompanha os pais a um centro budista, no Rio. Para afastar seus medos ou se acalmar em situações difíceis, costuma usar mantras -sílabas, palavras ou orações repetidas com ritmo.

"Uma vez, quando tinha quatro anos, eu me machuquei na escola e comecei a fazer um mantra para passar a dor. A professora perguntou em que língua eu estava falando e não acreditou quando disse que era em tibetano", conta.

Luciana Whitaker/Folhapress
Os trigêmeos Enzo, Théo e Breno Schindler durante aula com professor Luis Felipe Villas-Boas.
Os trigêmeos Enzo, Théo e Breno Schindler durante aula com professor Luis Felipe Villas-Boas.

Os trigêmeos Breno, Enzo e Théo Schindler, 9, fazem aulas de meditação em um centro budista, com os pais e a irmã, Verena, 6.

Os exercícios ajudam na concentração antes das provas e evitam brigas em casa. "A meditação deixa a gente com um pensamento positivo, mais calmo. Assim, não implico tanto com meus irmãos", disse Breno.

Mel Maia estudou o budismo para se preparar para a personagem de "Joia Rara" e viajou para o Nepal (país vizinho da China) para gravar cenas em templos budistas. "Achei o lugar maravilhoso. Mas estranhei a pobreza e a comida muito apimentada."

Veja abaixo o significado de alguns termos do budismo

Filipe Rocha/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: