Folha de S. Paulo


Shrek veste fantasia de 20 kg em musical inspirado nos filmes do ogro

Além de subir e descer montanhas, desafiar um dragão, tirar a princesa da torre e salvá-la de um casamento com um lorde chato, o ator Diego Luri ainda tem que aguentar 20 quilos de fantasia --só a máscara pesa 1,5 kg.

O ator faz o papel de Shrek no musical com o mesmo nome, que estreia nesta sexta (13) em São Paulo. O elenco, que já passou pelo Rio de Janeiro e Curitiba, entra em cartaz no Teatro Bradesco, no Bourbon Shopping.

Para dar vida ao personagem, são 3 horas de produção. Toda vez em que sai de cena, o maquiador corre atrás dele para retocar a maquiagem, feita de silicone. É nesse momento que ele se senta, com vários ventiladores virados para ele, toma água e se recupera antes de voltar ao palco.

"A fantasia não incomoda, porque se ajusta bem ao corpo, mas pelos movimentos que eu faço, fico muito cansado. Já cheguei a ficar tonto, mas respirei fundo e continuei", conta Luri.

O ator também falou sobre a personalidade do Shrek brasileiro. "Ele é mais bonachão, só não está acostumado a lidar com pessoas e sentimentos."

MÁGICA

No espetáculo são usados alguns recursos que aproximam o desenho animado ao teatro, como as projeções e os efeitos ilusionistas, coordenados pelo mágico Issao Imamura. Para ele, um dos momentos mais emocionantes da peça é quando Fiona tira os pés do chão e levita. "Nessa hora nada pode dar errado", diz.

Porém, nem tudo que está no musical aparece nas animações. A infância de Shrek e da Fiona, que não são abordados no filme, ganham destaque no teatro.

FIONA TEEN

As audições levaram em consideração não só a voz, mas também o perfil físico e os trejeitos das pessoas.

Sem nunca ter feito aulas de teatro, Thaynara Bergamim foi escolhida para representar Fiona mais nova. "As crianças adoram a cena do dragão e também a que todas as criaturas estão juntas no palco", conta a garota.

Já o ator Felipe Tavolaro é muito diferente do lorde Farquaad, personagem que representa. Não só pelo corte de cabelo e pelo comportamento, mas principalmente pelo tamanho.

Tavolaro mede 1,85 m. No palco, ele se transforma em um baixinho de apenas 1 m de altura. "Uma vez uma família estava tentando adivinhar se eu realmente era desse tamanho", conta o ator. A mágica está na fantasia. Quando entra em cena, ajoelhado, ela faz com que pareça que o ator está em pé.

GATO DE BOTAS

O Gato de Botas não participa do primeiro filme da série "Shrek". Mas como é tão querido pelo público e até ganhou um filme solo, o diretor Diego Ramiro confessa que ele faz uma participação especial no espetáculo.

Mas não revela como será."Essa parte é surpresa", conta.

PARA CONFERIR

"Shrek, O Musical"
QUANDO de 13 de setembro a 22 de dezembro. Sextas, às 20h30; sábados, às 15h e 19h; e domingos às 15h e 19h
ONDE Teatro Bradesco (Bourbon Shopping - r. Turiassú, 2100; tel. 0/xx/11/3670-4110)
QUANTO de R$ 70 a R$180


Endereço da página:

Links no texto: