Folha de S. Paulo


História de 2.000 anos atrás é contada por Arthur Nestrovski nas páginas da 'Folhinha'

Você já ouviu a história do rei Midas? Ela é bem antiga: é contada há mais de 2.000 anos!

Em 16 de dezembro de 1994, a 'Folhinha' publicou o texto do músico e escritor Arthur Nestrovski sobre esse rei.

*

A HISTÓRIA DO "REI MIDAS" NUNCA ENVELHECE

Às vezes, a gente liga a TV e está passando um desenho que todo mundo já viu. "Ah não!", a gente diz, "esse desenho é velho!". Mas existem histórias, como esta do rei Midas, que foram escritas há mais de 2000 anos e que as pessoas estão sempre contando. Ninguém se cansa, porque são as melhores histórias do mundo. Foram escritas num país chamado Grécia. Elas são maiores no livro "As Mais Belas Histórias", lançado pela editora Paz e Terra.

Era uma vez um rei chamado Midas. Era um bom rei, mas só pensava em ser o homem mais rico do mundo. O deus do vinho, Dionisio, gostava muito dele, porque o rei cuidada das videiras.
Certo dia, o rei Midas deu um abrigo a um velho camponês perdido. Dionisio ficou muito satisfeito e achou que era hoje de dar um prêmio ao rei. Disse a ele que podia pedir o que quisesse. "Qualquer coisa?", perguntou Midas. "O que você quiser", respondeu Dionísio. "Quero que tudo o que toque se transforme em ouro."

O rei pegou um galho de árvore e ele virou ouro. Apanhou uma pedra e ela se transformou numa pepita gigante. Colheu uma maça e a maça imediatamente ficou dourada.
O rei não cabia em si de felicidade. Voltou para o palácio e mandou preparar um grande almoço. Foi lavar as mãos - mas a água era ouro líquido.
Com muita fome, deu uma mordida num belo assado, mas a carne era de ouro e ele quebrou um dente. Quis beber vinho, mas o vinho também era ouro e queimava a garganta.
Desesperado, bateu na testa - a própria cara do rei transformou-se em metal!

O rei Midas se deu conta da grande bobagem que fizera. Pediu desculpas a Dionisio e implorou que o deus desfizesse o encanto.
Dionisio viu que o rei tinha aprendido sua lição. "Vá até a fonte do rio Pactolo e mergulhe a cabeça na água fria."
Midas fez o que o deus mandou e voltou a ser como antes.

Desde essa época, ele passou a odiar toda riqueza. Passeia muito nos bosque, e sempre que pode se encontra com o deus Pã, que é o deus dos campos, e passa o dia todo tocando flauta.


Endereço da página:

Links no texto: