Folha de S. Paulo


Brasil tem 201 milhões de habitantes; quantos eram nos anos 1960?

Em pesquisa divulgada ontem pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, somos mais de 201 milhões de habitantes no Brasil. Com esse número daria para encher mais de 2.000 mil vezes o estádio do Maracanã. Muita gente, não?

Na década de 1960, havia bem menos gente no país, em torno de 80 milhões. Na "Folhinha" de 5 de janeiro de 1969, a reportagem "Crescimento de População", publicada na época, alertava sobre aumento do consumo de alimentos em razão do crescimento populacional e dava dicas para plantar sementes de arroz, feijão, uva e pêssego.

Leia na íntegra a reportagem; ainda dá tempo de começar a regar as sementinhas.

*

Crescimento de população
Por Maria Julieta S. Ormastroni

Você que é aluno de nível primário poderá perguntar: - Mas que relação tenho eu com o crescimento da população brasileira?

Vejamos: atualmente somos 80 milhões de habitantes, mas os cálculos indicam que no ano 2000 seremos mais que o dobro, isto é, mais ou menos 160 milhões. Não devemos esquecer-mos que o jovem de agora será adulto aquela época. Você sabe que uma grande população consumirá uma grande quantidade de alimentos e, pensando assim, gostaríamos que você e todos os demais jovens fossem desde já começando a estudar coisas a respeito. Assim, vamos começar por aprender algo sobre sementes.

Tome algumas sementes de feijão branco, feijão preto e feijão roxinho; arroz com casca e sem casca; sementes de abobora e de melancia: lentilha, milho e milho de pipoca; caroço de manga, pêssego e uva.

1. Tome 5 pires velhos, amasse pedaços de jornais, umedeça-os e coloque-os nos pires. Sobre os mesmos coloque algumas sementes de cada um dos 5 grupos. Umedeça
sempre os jornais.
2. Tome copos de papel ou pequenas latas vazias, coloque dentro terra boa para plantio, e então enterre as sementes, umas mais profundamente outras apenas cobertas por uma camada de terra. Você deve decidir qual deverá ser colocada mais profundamente e qual deve ser mais superficial.
3. Regue diariamente.
4. Verifique se algumas sementes germinam mais facilmente apenas com papel úmido ou se plantadas na terra. Veja se consegue responder o "por que?"
5. Verifique também: a) se todas germinam ao mesmo tempo. Por que? b) se os pes de feijões brancos, preto e roxinho são diferentes c) qual o melhor para se plantar: o arroz limpo ou com casca? Por que? d) quanto tempo demora o caroço de manga para brotar? E o de pêssego? E o de uva?
6. Quando uma planta começa a germinar, o que aparece primeiro, a raiz ou as folhas?

Como é que a semente de feijão roxinho só da feijão roxinho? Onde está o fator que determina a cor do feijão?

Faça estas experiencias agora que você tem muito tempo, nas férias. Prepare um bom trabalho e tome nota de tudo. Verifique o tempo de demora para as sementes germinarem.

Apresente um trabalho para a Feira de Ciências do IBECC, que se realizará em maio próximo, contando sobre suas observações.

12.jan.1969/Folhapress
http://acervo.folha.com.br/fsp/1969/01/12/32/ --- ilustração turma da mônica folhinha
Ilustração que acompanhou a matéria da Folhinha em 1969

Endereço da página: